Governo reinveste dinheiro das entradas no Cabo Girão
Obras começam na próxima semana. Contemplam acesso para pessoas com mobilidade reduzida e mais caixas para venda de bilhetes
O Governo Regional vai investir mais de 180 mil euros para melhorar a zona de apoio ao Miradouro do Cabo Girão. Os trabalhos começam na próxima semana e têm em vista a dotação de melhores condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e de venda de bilhetes, entre outras coisas. O contrato foi assinado ontem pelo secretário regional de Equipamentos e Infra-estruturas, Pedro Fino, tendo a obra sido adjudicada à empresa José Avelino Gonçalves & Filho, Lda., através de consulta prévia.
As obras de beneficiação no valor de 181.528,9 euros, já com IVA, não vão implicar o encerramento ao público. Passam pela reparação de patologias a nível das coberturas, nas instalações sanitárias; pela criação de estacionamentos específicos para motas e lugares para mobilidade reduzida; e pela adaptação da loja existente para contemplar uma zona de vestiário e copa. Será ainda garantida através de uma cadeira a acessibilidade à plataforma suspensa para pessoas com dificuldade ou incapacidade em lá chegar pelos seus próprios pés. A zona de bilhética vai crescer, passará a contar com mais três caixas de pagamento, por agora a aquisição no local de bilhetes é feito em apenas dois postos. Será ainda criado ainda um pequeno gabinete, equipado com vidros de protecção ao vento.
Estes trabalhos surgem na sequência de pedidos realizados e representam o reinvestimento de parte da receita ali conseguida. Incluem, refere o caderno de encargos, demolições, trabalhos de serralharia, betão armado, alvenarias, revestimentos de paredes e tectos, pavimentos, pinturas, marcações, reposição de equipamentos sanitários, colocação de gradeamentos, vedações, portas, vãos, iluminação, instalações e aparelhagens eléctricas, tubagens, equipamento para mobilidade reduzida, fixo e móvel, incluindo marcações, sinaléctica, percurso e demais trabalhos de construção civil. O prazo de execução é de 60 dias.
O Miradouro do Cabo Girão está aberto ao público todos os dias entre as 8 horas e as 20 horas. O acesso à plataforma é pago, custa dois euros. A entrada começou a ser cobrada no passado dia 6 de Março, sendo que as crianças com idade até aos 12 anos, inclusive, as pessoas com mobilidade reduzida e os residentes na Madeira, mediante a apresentação de comprovativo, têm acesso gratuito.
Nos primeiros quatro meses, entre 6 de Março e 7 de Julho, a Região arrecadou 633.740 euros, tendo registado 335.000 entradas, 316.870 pagas. A média diária de visitantes à altura rondava os 2.700. Em termos de receita média estava nos 5.110 euros.