DNOTICIAS.PT
Mundo

EUA pedem ao Iraque para perseguir autores de ataques a bases norte-americanas

None

Os Estados Unidos da América (EUA) pediram hoje ao Iraque para perseguir os autores dos ataques que atingiram nos últimos dias bases militares que abrigam soldados norte-americanos no território iraquiano.

Numa chamada telefónica com o primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, elogiou a condenação de Bagdad aos ataques e pediu ao Governo do Iraque para que persiga os seus autores, respeitando assim o compromisso assumido pelo país de garantir a segurança das instalações que acolhem os soldados dos EUA, segundo uma nota emitida pelo Departamento de Estado.

Pelo menos cinco ataques com 'drones' (aparelhos aéreos não tripulados) e com 'rockets' tiveram como alvo três bases militares iraquianas onde estão destacadas tropas norte-americanas, bem como a coligação internacional que combate as milícias 'jihadistas'.

Os ataques aumentaram de intensidade após o início da guerra entre Israel e o grupo islamita Hamas, em 07 de outubro.

A maioria dos ataques foi reivindicada por um grupo chamado Resistência Islâmica no Iraque, que assumiu a sua autoria na plataforma digital Telegram.

Na segunda-feira, os EUA acusaram o Irão de "facilitar ativamente" ataques a bases militares na zona do Médio Oriente onde soldados norte-americanos estão estacionados.