DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

'Baltazar Dias' recebe 4.ª edição de MusAntiqFest

None

A Associação Orquestra Clássica da Madeira, em co-produção com o Teatro Municipal Baltazar Ias, a 4.ª edição do MusAntiqFest, um Festival de Música Antiga, que vai decorrer entre a próxima sexta-feira e domingo - 27 e 29 de Outubro.

O evento será composto por três concertos, no São Nobre do 'Baltazar Dias. O primeiro, que terá lugar na sexta-feira, às 21 horas, será do trio Cardo-Roxo, intitulado 'Alvorada'.

Criado em 2012, o Cardo-Roxo é um ensemble dirigido por Antony Fernandes e Carmina Repas Gonçalves, cuja constituição depende do carácter de cada programa. Dedica-se à descoberta, exploração e divulgação do repertório de tradição oral português e tem como ponto de partida as fontes musicais que sobrevivem até hoje em registo audio, video, partitura ou tradição viva. Mantendo as características identitárias destas recolhas musicais, e através da mistura de instrumentos antigos e tradicionais (nomeadamente violas da gamba, gaitas de fole, alaúde, percussão, etc), da exploração vocal, e da fusão estética (música tradicional/antiga/contemporânea), criam uma sonoridade de grande originalidade e de surpreendente harmonia. A sua música apela a uma escuta ativa e ao silêncio enquanto desperta a memória coletiva levando o público numa viagem sonora que envolve e conforta.

O já quatro edições discográficas de autor, cada uma sobre um tema diferente: 'Alvorada' (2015), 'Vai-te Cuca' (2016), 'Volto Já' (2017) e 'No Monte das Oliveiras'  (2019).

O segundo concerto, intitulado 'O Dulcedo Amoris', ficará a cargo do Ensemble 258. e terá lugar às 18 horas. O objectivo passa por recuperar o património musical europeu, prestando sempre uma cuidada atenção às fontes, contextos e formas de interpretação da época.

Visa, ainda, dar tanto prioridade à execução de música de grandes autores como divulgar obras e compositores menos conhecidos. E por último, recuperar a ideia do músico como pluriinstrumentista, deixando de lado noções de hiper-especialização e aproveitando a perspectiva ampla e rica dada pela interpretação de obras desde vários pontos de vista, sempre com o objectivo de a transmitir ao público.

Organizou em 2020 e 2022 o ciclo 7 Colinas / 7 Cantatas, um conjunto de sete concertos em diferentes monumentos da cidade de Lisboa, cada um contrastando uma cantata de J. S. Bach com obras de compositores menos conhecidos. Como trio, realizou concertos em vários festivais na Europa e Nova Zelândia.

Ensemble 258 é composto por André Ferreira, no órgão e oboé barroco; Maria Bayleu, soprano e no cravo e por Teresa Duarte, soprano e viola da gamba. 

No último dia, 29 de Outubro, pelas 18 horas, vai decorrer o  concerto do Estúdio de Música Antiga do Conservatório – Escola das  Artes da Madeira.

O Estúdio de Música Antiga é uma oferta formativa que o CEPAM disponibiliza aos alunos do curso profissional de instrumentista e do ensino especializado para a prática da música de conjunto.

Pela sua denominação, esta classe de conjunto, aberta a todos os alunos do CEPAM que tocam instrumentos de cordas, de sopro e de teclas relacionados com a música do séc. XVII e a primeira metade do séc. XVIII, nasce com o intento de proporcionar aos alunos participantes a oportunidade de abordar a interpretação do repertório musical antigo, especialmente o repertório do período barroco, dum ponto de vista historicamente informado, adequando-se às mais recentes tendências em relação à execução desta tipologia de música.

O agrupamento actual, assim como composto, desde a sua formação, no ano lectivo 2019-2020, conta já com um vasto repertório musical que abrange os diferentes períodos do barroco musical, desde o seu exórdio até a sua fase tardia em géneros distintos como Música de cena para Ópera, Música para Ballet, Ouverture-Suite, Concerto e Sonata/Concerto; nos estilos “da Camera” e “da Chiesa”.

A escolha dos compositores das obras que compõem o repertório musical do Estúdio de Música Antiga tem a finalidade principal de incluir aqueles compositores que se encontram ainda pouco conhecidos ao grande público e que cujas obras musicais, pelo seu alto valor artístico, merecem ser abordadas no estudo e divulgadas.  Tendo actualmente em repertório composições de Lully, Purcell, Cambefort, Fischer, Pez, Telemann, Muffat, Schieferdecker, Kusser, Corelli e Handel, o “Estúdio e Música Antiga” realizou umas gravações para a Gala dos 75 anos do CEPAM e para a RTP-M e deu concertos no Palácio de São Lourenço (Funchal), na Sé do Funchal e na Igreja de São Pedro (Funchal), recebendo sempre uma excelente receção de público.

Recentemente o agrupamento realizou umas gravações para o programa da RTPMadeira “Alto e Bom Som” e também realizou dois vídeos musicais com gravações de obras de Corelli e Schieferdecker pelos serviços de filmagem do CEPAM. Desde a sua  formação até hoje, encontra-se orientado pelo professor e cravista Giancarlo Mongelli.

Cada concerto tem o valor de 8 euros, ao passo que o pacote de 3 dias terá o valor de 20 euros. 

Os sócios ANSA e AACM têm um desconto de 50% e os sócios do Sindicato dos Professores da Madeira, 25% de desconto sob o valor do ingresso. Para os alunos do Conservatório, os concertos são gratuitos mediante disponibilidade da sala.