Teresa Espírito Santo encabeça candidatura autónoma à Ordem dos Enfermeiros
Teresa Espírito Santo é a cabeça-de-lista da candidatura autónoma aos órgãos sociais da Secção Regional da Ordem dos enfermeiros, não tendo qualquer vinculação a uma candidatura nacional, assumindo, antes, o que diz ser um "projecto adequado ao contexto insular"
Com vários anos ao serviço da enfermagem, a candidata, que assumiu as funções de presidente do Conselho Jurisdicional Regional no mandato que agora termina, integrada na equipa liderada por Nuno Neves, que não se recandidata por limitação de mandatos, diz-se "preparada para defender os interesses gerais dos destinatários dos serviços de enfermagem e a representação e defesa dos interesses da profissão".
Argumentando com vários anos de experiência ao serviço da enfermagem e da saúde dos madeirenses, Teresa Espírito Santo e a sua equipa pretendem "dar visibilidade e defender a valorização da enfermagem, num mandato de proximidade".
Ao DIÁRIO, a candidata da Lista B, alicerçada no lema 'Por uma Enfermagem Positiva +', diz-se acompanhada "por uma equipa fortemente vinculada à profissão, representativa de todos os contextos do exercício da Madeira e Porto Santo e alinhada com os valores da enfermagem".
As linhas de acção desta candidatura passam por participar na definição de políticas de saúde regionais e na regulamentação inerente à saúde e à enfermagem, designadamente no acesso dos cidadãos aos cuidados.
A par disso, pretendem defender o aproveitamento integral das competências dos enfermeiros, bem como garantir a implementação do 'Modelo de Valorização e Desenvolvimento Profissional'. As dotações seguras para garantir cuidados seguros também fazem parte das prioridades, não descurando a dinamização da investigação, da inovação e do empreendedorismo nesta área dos cuidados, entre outros aspectos.
Como já noticiado pelo DIÁRIO, a outra candidatura, integrada num projecto nacional, é encabeçada, na Madeira, por Ana Gouveia, tendo como candidato a bastonário Luís Barreira.
O acto eleitoral está agendado para o próximo dia 15 de Novembro, tendo tido início ontem o período oficial de campanha.