Exposição 'Metamorfose' permite ver "além do óbvio"
Mostra estará patente até 17 de Novembro, na Torre do Capitão - Núcleo Histórico e Museológico de Santo Amaro
Foi inaugurada esta terça-feira, 24 de Outubro, na Torre do Capitão - Núcleo Histórico e Museológico de Santo Amaro, 'Metamorfose', uma exposição de GILSO (Gilberto Soares) que permite ver "além do óbvio", descreveu o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.
"Esta é uma exposição de um artista que me surpreendeu na inspiração. Estamos na presença de alguém que consegue ver para além do óbvio e a criação baseia-se muito disso", explicou.
A criação é a objectividade que está perante nós em qualquer circunstância, mas é muito mais para além disso. É por isso que a capacidade de criar está reservada a poucos. Eduardo Jesus.
A mostra apresenta 12 trabalhos de pintura sobre tela de GILSO. "Aprendi aqui hoje a disciplinar o cérebro para ver as coisas além do óbvio, gostei imenso dessa inspiração. Olhar para uma parede e ver uma mancha de humidade ou ausência de tinta ou a transformação dessa mesma parede, que o tempo assim o fez, e isso servir de inspiração para a criação, é extraordinário", disse Eduardo Jesus.
Ao longo da sua carreira como pintor, GILSO participou em inúmeras exposições, individuais e colectivas, um pouco por todo o país. Pelo caminho destaca-se o 2.º lugar no concurso de desenho e pintura organizado pelo INATEL do Funchal em 1978. Mais recentemente, ilustrou o livro 'A curva dos dias', de Agostinho Soares, editado em 2022.
A exposição estará patente ao público, no normal horário de funcionamento daquele espaço museológico, até ao dia 17 de Novembro.
A concluir, o secretário regional felicita o artista pelo não só pelo início do processo, mas também pela "qualidade" do trabalho. Realçou ainda o trabalho da Torre do Capitão - Núcleo Histórico e Museológico de Santo Amaro: "Esta é uma casa que tem o objectivo de criar espaço para os criadores, para os artistas e para que se possam sentir aqui também como se fosse a sua casa", conclui.