DNOTICIAS.PT
Madeira

Universidade da Madeira celebra 35 anos hoje

None

A Universidade da Madeira (UMa) assinala  35 anos de existência com uma sessão de Abertura do Ano Académico 2023/2024, esta quarta-feira, 25 de Outubro, às 17 horas, no auditório da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas. 

A sessão contará com a atribuição da distinção 'UMa Reconhecimento', uma iniciativa do Conselho de Cultura da Universidade da Madeira, que pretende divulgar a acção e o trabalho desenvolvido por personalidades, entidades, mas também intervenções de reconhecido mérito, públicas ou privadas, em áreas culturais de diversas naturezas.

Alunos do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode vão abrilhantar a sessão com um momento musical. 

Tome nota das restantes iniciativas que decorrem esta quarta-feira na Região:

- 9h00 às 18h00: O Mercado dos Lavradores acolhe, entre hoje e sábado, 25 e 28 de Outubro, o 'Winter Market', uma iniciativa, com entrada livre, que pretende reunir 16 participantes e artistas regionais, para que possam divulgar as suas marcas.

Andreia Dias Ferro , 19 Outubro 2023 - 12:59

- 9h30 às 17h00: A MEO Empresas organiza um seminário 'Tecnologia, o futuro agora', que se realiza esta quarta-feira, no Hotel Savoy Palace, no Funchal. Neste evento serão abordados dez grandes temas do sector das tecnologias com a presença de grandes nomes de especialistas. No centro do debate estará uma preocupação comum a todos: "quais os desafios que as equipas de segurança enfrentam actualmente?"

- 18h00: A Biblioteca Municipal do Funchal organiza mais uma sessão do Clube de Leitura, onde o convidado para esta sessão é o realizar madeirense Francisco Lobo Faria. Na ocasião irá abordar, essencialmente, a sua vertente poética, dado que estará em debate o seu livro de poesia 'Ser', editado em 2016 pela editora Esfera do Caos.

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 25 de outubro. Dia Europeu da Justiça Civil, Dia Mundial das Massas e Dia Mundial da Ópera:

1147 - D. Afonso Henriques conquista Lisboa aos mouros.

1825 - Nasce o compositor austríaco Johann Strauss II.

1996 - Entra em vigor a Lei portuguesa de proteção dos utentes de serviços públicos essenciais.

1999 - Toma posse o XIV Governo Constitucional, liderado por António Guterres.

2002 - Morre o matemático francês René Frédéric Thom, criador da Teoria das Catástrofes, galardoado com a medalha Fields em 1959, o equivalente ao Prémio Nobel na área da matemática. Tinha 79 anos.

2003 - É inaugurado o novo Estádio da Luz, em Lisboa.

2008 - A investigadora portuguesa Leonor Gonçalves recebe o Prémio Grünenthal DOR, a primeira vez que o galardão é atribuído em Portugal, pela realização de um estudo que estabelece a relação entre dor crónica e depressão.

2013 - A segunda alteração ao Orçamento do Estado para 2013 é aprovada na generalidade com os votos a favor da maioria parlamentar PSD e CDS-PP, e os votos contra de toda a oposição.

2018 - Morre, aos 79 anos, Victor Costa, autor da música do hino da Região Autónoma da Madeira.

2019 - O socialista Eduardo Ferro Rodrigues é eleito, pela segunda vez, presidente da Assembleia da República com 178 votos a favor, 44 brancos e oito nulos.

Este é o ducentésimo nonagésimo oitavo dia do ano. Faltam 67 dias para o termo de 2023.

PENSAMENTO DO DIA

Não se pode fazer nada sem a solidão".  Pablo Picasso (1881-1973), artista espanhol.