DNOTICIAS.PT
Madeira

Procura por vacina da Covid-19 está abaixo do desejável

17 mil madeirenses já se vacinaram contra a gripe, mas só 5.900 contra a Covid-19

None

A procura dos madeirenses pela vacina da covid-19 está aquém do desejado e dos esperado pelos responsáveis pelo sector da saúde.

Pedro Ramos esteve, hoje ao início da tarde, no Centro de Saúde do Bom Jesus para um primeiro balanço à campanha de vacinação que, para o público em geral com idade superior a 55 anos, começou no dia 2 de Outubro.

O secretário da Saúde informou que já foram vacinadas 16.700 pessoas contra a gripe, mas só 5.900 o fizeram contra a covid-19.

Pedro Ramos lembrou que a vacinação pode ser simultânea e aconselhou as pessoas a se protegerem, lembrando que a vacinação é “a melhor arma” para esse efeito.

O secretário da saúde disse que continua a haver pessoas infectadas com covid-19, algumas hospitalizadas e que, em especial para quem tem outras doenças, uma infecção por covid-19 pode comprometer a evolução positiva.

Sobre a menor adesão à vacina contra a Covid-19, considerando a Região que à da gripe é boa, Pedro Ramos coloca uma hipótese. “A nossa população, depois do que passámos com a covid-19, pode estar cansada das vacinas, mas apelamos à vacinação sazonal”.

A Região adquiriu, números redondos, 50 mil vacinas contra a covid-19 e outras 50 mil contra a gripe. Trata-se de um investimento a rondar os 500 mil euros.

Já chegram à Região 37.500 vacinas da gripe e, como referido, administradas, 16.700.

Todas as pessoas com mais de 55 anos podem ser vacinadas gratuitamente nos centros de saúde. Quem tem menos do que essa idade, pode comprar a vacina nas farmácias, com comparticipação, ficando o custo em cerca de oito euros.