Ana Gouveia oficializa candidatura à Ordem dos Enfermeiros na Madeira
É com o lema ‘Orgulhosamente com os Enfermeiros’ que a enfermeira que coordenou o processo de vacinação da covid-19 na Madeira abraça o novo desafio
Ana Clara Silva e Lina Parodi são as mandatárias da candidatura de Ana Gouveia, que integra, entre outros nomes, Sérgio Lima, Micaela Pão, Gilberta Sousa e Carlos Freitas.
Foi ontem formalmente apresentada a candidatura de Ana Gouveia a presidente da Secção Regional da Madeira da Ordem dos Enfermeiros, cujo acto eleitoral acontece a 15 de Novembro próximo, tal como o DIÁRIO já havia noticiado no mês passado.
A candidata diz encarar este novo desafio com um “sentido de responsabilidade para com a profissão” e como uma forma de reconhecer o valor dos enfermeiros madeirenses no desenvolvimento dos cuidados de saúde na Região.
Na cerimónia que decorreu no hotel Pestana Royal, contando com a presença de vários profissionais da área, Ana Gouveia apontou que, embora integre a equipa de Luís Barreira, candidato a bastonário pela lista A, a única de abrangência nacional, não abdica da autonomia regional também ao nível dos órgãos da Ordem.
A diversidade da equipa candidata foi um dos aspectos destacados, argumento que, no seu entender, reforça a aposta na valorização da enfermagem enquanto profissão, ultrapassando a vertente da saúde.
Entre as ‘reivindicações’, Ana Gouveia não esqueceu o “dar voz aos enfermeiros”, incluindo-os, por exemplo, nos órgãos de decisão, proporcionar a competência e a diferenciação, bem como privilegiar a proximidade no cuidar, abarcando as várias áreas onde os enfermeiros actuam.
As dotações seguras foi outro aspecto referido no seu discurso de apresentação de candidatura, pelas quais a sua equipa não se privará de lutar.
Na corrida a este acto eleitoral entra, também, a Lista B, que apenas se candidata aos órgãos regionais, encabeçada por Teresa Espírito Santo, com o lema 'Por uma enfermagem positiva'.