DNOTICIAS.PT
Mundo

Saiba o que hoje é notícia

None

O Presidente francês, Emmanuel Macron, desloca-se hoje a Telavive para se encontrar com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

A visita do chefe de Estado francês ocorre mais de duas semanas após o ataque surpresa do grupo islamita palestiniano Hamas em território israelita, que fez pelo menos 1.400 mortos, incluindo 30 cidadãos franceses, e mais de duas centenas de reféns. Sete cidadãos franceses continuam desaparecidos, sendo que só uma jovem tem o estatuto de refém, de acordo com Paris.

A Presidência francesa avançou na segunda-feira que Macron vai apelar ao "reinício de um verdadeiro processo de paz" para a criação de um Estado palestiniano ao lado de Israel, o que implica também "o fim das atividades de colonização" na Cisjordânia.

A viagem de Macron a Israel coincide com a realização de uma reunião aberta do Conselho de Segurança da ONU dedicada à situação em curso no Médio Oriente, incluindo sobre a questão palestiniana.

Presentes na reunião de hoje na sede da ONU estarão o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Eli Cohen, e representantes das famílias dos reféns mantidos em Gaza pelo Hamas.

Hoje também é notícia:

CULTURA

A inauguração da terceira edição da Porto Design Biennale, prevista para a semana passada e adiada devido ao estado do tempo, vai acontecer hoje.

Prevista para Porto e Matosinhos, com exposições, oficinas e conferências, a bienal pretende que esta terceira edição se assuma como de consolidação do evento enquanto espaço de desafio.

Com o tema central "Ser Água: Como fluímos e nos moldamos coletivamente", a Porto Design Biennale tem exposições de Fernando Brízio, Miguel Vieira Baptista, Margarida Mendes, Joana Pestana, Mariana Pestana, Studio Makkink & Bey e Ivo Poças Martins, em espaços como o Museu do Porto, o Palácio dos Correios, a Casa do Design de Matosinhos, a Galeria de Biodiversidade e o Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.

DESPORTO

O Benfica tem um decisivo duelo com a Real Sociedad que poderá ditar o futuro dos 'encarnados' na Liga dos Campeões de futebol, enquanto o Sporting de Braga terá a hercúlea tarefa de defrontar o Real Madrid.

A partir das 20:00, no Estádio da Luz, os campeões nacionais vão procurar não só o primeiro triunfo como os primeiros pontos, já que a entrada desastrosa no Grupo D, com derrotas frente a Salzburgo (2-0), em casa, e Inter Milão (1-0), fora, deixam a equipa comandada por Roger Schmidt no último posto da 'poule'.

Real Sociedad e Inter estão na frente, ambos com quatro pontos, seguidos pelo Salzburgo, com três, pelo que novo desaire das 'águias', frente à formação de San Sebastián, e uma vitória dos italianos diante dos austríacos, praticamente hipotecará as hipóteses de apuramento do Benfica para os oitavos de final.

À mesma hora, o Sporting de Braga recebe o 'todo-poderoso' Real Madrid, recordista de troféus da principal competição europeia de clubes (14), com os 'arsenalistas' a chegarem a esta terceira jornada com três pontos no Grupo C, em igualdade com o Nápoles e com menos três face aos 'merengues', que lideram isolados. Na última posição, segue o Union Berlim, sem pontos.

A entrada em 'falso', ainda que com o campeão italiano (derrota em casa, por 2-1), foi atenuada na segunda ronda, com um triunfo sobre os alemães (3-2), mas à terceira jornada os minhotos terão pela frente o atual líder do campeonato espanhol, que nos dois primeiros jogos na 'Champions' venceu ambos pela margem mínima (1-0 aos germânicos e 3-2 aos napolitanos).

INTERNACIONAL

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, inicia hoje uma visita de dois dias à Suécia para contactos com as principais figuras do Governo sueco e para marcar presença no Fórum NATO-Indústria.

A visita de Stoltenberg acontece um dia depois do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ter assinado o protocolo de ratificação da admissão da Suécia na NATO -- que tinha sido acordada já na cimeira de Madrid, no verão do ano passado -- e de ter submetido o texto ao parlamento para votação.

Tanto Stoltenberg como o Governo sueco congratularam-se por Erdogan ter iniciado os trâmites para ratificar a entrada do país escandinavo na NATO, ao fim de mais de um ano de bloqueio.

Para este primeiro dia de visita, está prevista uma conferência de imprensa conjunta de Stoltenberg com o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson.

A Turquia e a Hungria são os únicos dois dos 31 Estados-membros da NATO que não ratificaram a adesão da Suécia. A Turquia validou a entrada da Finlândia a 30 de março, dissociando o seu caso do seu país vizinho.

PAÍS

O Tribunal de Santarém inicia hoje o julgamento do caso da morte da cantora Sara Carreira, estando acusados de homicídio por negligência três dos quatro arguidos, entre os quais o ator Ivo Lucas e a fadista Cristina Branco.

O juiz de instrução criminal do Tribunal de Santarém decidiu levar a julgamento os quatro envolvidos no acidente que, ao fim da tarde de 05 de dezembro de 2020, na Autoestrada 1 (A1), junto a Santarém, vitimou Sara Carreira, que seguia na viatura conduzida pelo seu namorado Ivo Lucas.

A decisão instrutória manteve a acusação de homicídio por negligência, passível de pena de prisão até três anos, contra a fadista Cristina Branco, e agravou a acusação imputada a Ivo Lucas para homicídio negligente na forma grosseira, passível de pena de prisão até cinco anos.

O mesmo crime foi imputado a Paulo Neves, que conduzia a uma velocidade abaixo do permitido por lei em autoestrada (entre 28 e 32 quilómetros/hora), sem qualquer sinalização de perigo, e apresentando uma taxa de alcoolemia de 1,18 g/l quatro horas depois do acidente, conduta que aumentou o risco de colisão e contribuiu para a cadeia de acidentes que se sucederam.

O quarto arguido, Tiago Pacheco, vai a tribunal acusado de condução perigosa de veículo.

***

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e vários autarcas de municípios localizados entre Lisboa e a Covilhã apanham hoje o comboio rumo à conferência "Desafios da Mobilidade nos Territórios de Baixa Densidade".

A conferência realiza-se na Covilhã, no distrito de Castelo Branco, e o objetivo é que, em cada paragem do Intercidades, se junte à viagem o autarca da cidade onde o comboio parou, que fará uma intervenção sobre os desafios da mobilidade nos seus territórios.

Organizada pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, a conferência pretende chamar a atenção para os desafios existentes no Interior do país, em matéria de transportes e mobilidade, e dar voz aos autarcas, sociedade civil e especialistas na área do ordenamento do território e da mobilidade e dos transportes.

Outro dos objetivos é abrir um espaço de discussão sobre as especificidades das regiões de baixa densidade populacional e de ocupação dispersa em matéria de mobilidade e transportes, tendo em conta as agendas ambiental, digital e energética de Portugal.