Estados brasileiros anunciam intenção de plantar 100 milhões de árvores
Os sete estados das regiões mais ricas do Brasil comprometeram-se a plantar 100 milhões de árvores na Mata Atlântica, um conjunto de florestas que se estende em toda a costa do país.
O compromisso surgiu após a reunião de governadores do chamado Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), criado em 2019, que no domingo realizou o seu primeiro grande encontro em São Paulo para discutir propostas.
O Tratado da Mata Atlântica prevê a plantação em 90.000 hectares dos 100 milhões de mudas de espécies nativas da flora brasileira até 2026, segundo informou o serviço estatal de notícias Agência Brasil.
"Esta proposta nasce como exemplo para o mundo e em termos de sustentabilidade também estamos criando um corredor azul, onde vamos criar áreas de preservação", comentou o governador do Paraná, Ratinho Júnior.
O acordo também prevê um plano integrado para fazer frente a fenómenos extremos, como chuvas e secas, e a intensificação das inspeções ambientais e da luta contra o desflorestamento ilegal.
O governador do Paraná, que preside ao Cosud, indicou que outras das ações dos sete estados serão o combate conjunto ao crime organizado.
Os estados comprometeram-se igualmente a substituir gradualmente os combustíveis fósseis.
Nesse sentido, serão estudadas diversas iniciativas, como a adoção de etanol, biometano ou veículos híbridos nas frotas regionais, bem como medidas para promover as indústrias verdes e considerar aumentar a compra de eletricidade proveniente de fontes renováveis.
O Cosud foi criado em março de 2019, mas só foi formalizado este ano quando foi aprovado e transformado em lei por seis estados participantes (São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina), faltando a formalização por parte do Rio de Janeiro.