DNOTICIAS.PT
Incêndios Madeira

Faixa corta-fogo em São Roque com espaço para pastoreio ordenado

Miguel Albuquerque voltou a reforçar a importância dos apoios ao ramo imobiliário, nomeadamente a aposta na habitação a custos controlados

None

O presidente do Governo Regional voltou hoje a reforçar a importância de dar uma utilização efectiva aos espaços que estão integrados nas zonas corta-fogo criadas na cidade do Funchal, como forma de minimizar os custos com a manutenção e limpeza dessas áreas.

Miguel Albuquerque voltou a focar o caso do Caminho dos Pretos, para onde já apontou a criação de um parque aventura e outras valências destinadas aos locais e aos turistas.

No caso da freguesia de São Roque, na zona alta, o chefe do Executivo madeirense apontou a intenção de disponibilizar espaços destinados ao pastoreio ordenado, como forma de reduzir a carga combustível e evitar os incêndios. Junta-se a isto a criação de percursos pedonais e de trilhos de BTT.

Por falta de capacidade técnica e financeira para manter estes espaços, Albuquerque aponta a criação desta utilização recreativa como forma de assegurar a sua operacionalização, disse à margem da inauguração do empreendimento habitacional UpTown 117, no Amparo.

80% dos apartamentos vendidos

O novo bloco de apertamentos hoje inaugurado no Caminho do Amparo, UpTown 177, um investimento a rondar os 5 milhões de euros, por parte da Classe Concreto, já tem 80% dos 22 apartamentos vendidos. 

Conforme revelou Duarte Spínola, da empresa promotora, 60% dessas vendas foram para o mercado estrangeiro. Estamos falar de apartamentos de tipologias T1 a T3, a que se junta um 'penthouse', com preços a variar dos 230 mil euros aos 2 milhões de euros. 

Na ocasião, Miguel Albuquerque destacou o impacto do sector imobiliário em vários sectores da sociedade, representando "dinheiro em circulação". Para o presidente do Governo Regional, o investimento feito a preços de mercado tem de ser contrabalançasdo com a aposta do Executivo madeirense na construção de habitações a custos controlados.

A par disso, destacou a aposta feita "no sentido de garantir habitação acessível à classe média", nomeadamente através do programa renda acessível, ou do apoio às corporativas, assegurança peços 35% abaixo dos preços de mercado.