DNOTICIAS.PT
Mundo

Sobe para 17 número de mortos em choque de comboios no Bangladesh

None

O número de mortos num choque entre dois comboios na cidade de Bhairab, no leste do Bangladesh, aumentou de 12 para 17, segundo o último balanço das autoridades do pior desastre ferroviário no país nos últimos 15 anos.

O acidente ocorreu por volta das 15:30 locais (10:30 em Lisboa), quando um comboio de mercadorias embateu por trás de outro de passageiros. Ambos dirigiam-se para a capital do Bangladesh, Daca, segundo informou o superintendente da Polícia Ferroviária, Anwar Hossain.

O chefe da Polícia de Bhairab, Rasel Sheikh, confirmou a morte de 17 pessoas e o número de feridos foi estimado em cerca de 50, mas teme-se que ainda haja mais vítimas.

Os Bombeiros e a Proteção Civil lançaram, em colaboração com as autoridades locais, uma operação de emergência para tentar resgatar as vítimas do acidente.

As autoridades suspenderam as comunicações ferroviárias entre Daca e a parte oriental do país.

Os primeiros indícios são de que o comboio de mercadorias perdeu um sinal antes de colidir com as últimas carruagens do outro comboio, um Egarosindhur Express, segundo fontes dos serviços ferroviários consultadas pelo jornal local The Daily Star.

Os acidentes ferroviários ocorrem com alguma frequência no Bangladesh, embora o desastre de hoje já se tenha tornado o pior no país asiático desde 2008, quando 17 pessoas morreram na colisão de um comboio com um autocarro de passageiros numa passagem de nível.

Em novembro de 2019, pelo menos 16 pessoas morreram e 58 ficaram feridas no choque de dois comboios de passageiros no distrito ocidental de Bhramanbaria.

Pelo menos 11 pessoas morreram e outras três ficaram feridas em julho do ano passado, quando um comboio embateu num miniautocarro que transportava turistas locais de Daca para a cidade costeira de Chittagong.

Estes números, no entanto, são reduzidos quando comparados com os acidentes registados no Bangladesh no século XX, com a morte de 50 pessoas em 1996 perto da cidade de Chandpur e mais de 100 em 1995 no distrito de Dinajpur.

Pelo menos 170 morreram na colisão frontal de dois comboios em 1989, o pior acontecimento do género registado no país.