eGames Lab Portugal marcou presença na C-PLPEX em Macau
O eGames Lab Portugal marcou presença na feira internacional C-PLPEX, que decorreu em Macau, entre os dias 19 e 22 de outubro de 2023. O consórcio português constituído por 22 entidades portuguesas, públicas e privadas, que incluem empresas tecnológicas, incubadoras, municípios e associações, de Portugal continental, Madeira e Açores, participou na feira sino-portuguesa, tendo um stand próprio, com o objectivo de dar a conhecer à comunidade internacional de língua portuguesa e chinesa, a sua área de negócio ligada à indústria do gaming.
Inserido nas Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, o investimento global do consórcio, que ficou classificado em 2º lugar, entre 64 propostas iniciais, ascende a 32 milhões de euros e incidirá sobre as seguintes áreas nucleares: Estrutura de Blockchain para videojogos, Realidade virtual e aumentada no jogo, Jogos Transformacionais para a saúde e pegada ecológica; Inteligência artificial para a criação de storytelling de jogos e Desenvolvimento de ecossistemas de pré-mercado.
O consórcio visa a apresentação dos jogos que tem vindo a desenvolver, como o Hanno ou Waste Rush dos estúdios portugueses Wowsystems e Walkme Mobile, mas também a apresentação de outros jogos e tecnologia de outras entidades privadas do consórcio com a Yacooba, ligada à área do Blockchain, a Redcatpig e a Infinity Games, também ligadas ao desenvolvimento de jogos e a Footar que atua no ramo da realidade aumentada, com tecnologia aplicada à indústria do betting, entre outras entidades.
O C-PLPEX é um evento de promoção do intercâmbio e da cooperação económica, comercial e cultural entre a China e os Países de Língua Portuguesa que decorreu em Macau, através de exposições de conteúdo diversificado. Neste evento marcaram presença as mais diversas empresas dos mais diversos nichos de negócio.
O consórcio pretende diversificar o tecido económico português aumentando assim a competitividade do país nos setores da TI e Web 3.0.
O eGames Lab tem por intuito incrementar a capacidade de reter no país uma geração jovem e bem formada em áreas tão distintas como o design, storytelling, engenharia informática, marketing e artes visuais, atraindo ainda os principais intervenientes do setor para Portugal, potenciando a criação de um ecossistema sustentável e duradouro para a conceção e desenvolvimento de jogos e para a introdução com sucesso no mercado dos resultados dos esforços criativos de investigação e desenvolvimento no domínio do entretenimento interativo.