DNOTICIAS.PT
Madeira

PAN Madeira apela ao estudo do impacto ambiental e paisagístico da aquacultura

Partido defende a monitorização das jaulas

None
Foto AS

Depois de as jaulas de piscicultura instaladas na Ribeira Brava terem sido arrastadas para a orla costeira pela força da agitação marítima, o PAN – Pessoas, Animais, Natureza Madeira defende que é tempo de a questão "ser olhada com seriedade e repensar a localização, bem como o aumento das jaulas".

Jaulas de piscicultura ‘desapareceram’ do mar de Campanário

Infra-estrutura flutuante foi ‘empurrada’ pela agitação marítima para defronte à vila da Ribeira Brava

"O PAN Madeira considera, que uma vez tendo acontecido, deve ser uma oportunidade para repensar a forma e local onde estão colocadas as jaulas, reconsiderar o tamanho das mesmas e apostar na monitorização ambiental", sustenta a deputada Mónica Freitas em nota emitida.

Defendemos que haja efetivamente uma monitorização nomeadamente no que diz respeito ao impacto ambiental e paisagístico, e que esses resultados sejam discutidos.  Mónica Freitas, PAN

O partido manifesta preocupação com a possibilidade de "destruição de cabos, podendo os mesmos ter ficado para trás e que por serem de plástico, devem ser recolhidos, garantindo a segurança das espécies e o combate à poluição marinha".

De modo a preservar as espécies e o meio, o PAN propõe a retirada das jaulas do mar, "de modo a preservá-las", reiterando o apelo à "avaliação das medidas de minimização de impacto ambiental".