DNOTICIAS.PT
Comunidades Madeira

Primárias da Venezuela fecham em Sidney com participação de 14,8%

Este é o primeiro centro eleitoral no mundo a apurar resultados para as eleições primárias na Venezuela

None
Foto Hike Bike Travel

Menos de 15% dos venezuelanos radicados na Austrália votaram no Centro Eleitoral de Sidney para as eleições primárias, sendo este o primeiro ponto do globo a apurar resultados.

A Comissão Nacional das Primárias refere que se tratou de uma "participação entusiástica" dos cidadãos venezuelanos naquele país, tendo em conta que pouco mais de metade (51%) da comunidade actualizou os seus dados através da aplicação da Comissão Nacional das Primárias.

Com 15 horas de diferença entre Sidney e Caracas, este centro de votação foi o primeiro a concluir o processo de votação, seguindo-se 22 centros eleitorais na Europa que começaram a receber os eleitores que participam na eleição primária deste dia 22 de Outubro, continente onde permanecem abertas 160 mesas de voto" Comissão Nacional das Primárias na Venezuela

No entanto, muitos emigrantes não escondem ao DIÁRIO que reina ainda um sentimento de "medo" em participar neste acto eleitoral em torno do qual há "muita desinformação".

Uma das assembleias de voto foi disponibilizada pela Câmara Municipal do Funchal, estando em funcionamento no átrio da autarquia até às 18 horas.

Conforme avançou o DIÁRIO, na Madeira 1.554 cidadãos venezuelanos inscreveram-se para votar, num acto que não é acompanhado por organismos oficiais, tratando-se de um esforço colectivo da sociedade civil e dos partidos políticos da oposição.

Venezuelanos a residir na Madeira ajudam a eleger candidato único contra Maduro

Fala-se em momento histórico de parceria entre partidos da oposição e sociedade civil