Depressão Bernard provoca rajadas de até 120 km/h e agita águas na Madeira
Ondas podem atingir uma altura significativa de 5 a 7 metros, alerta IPMA
Tempestade desloca-se para o continente português
A depressão Bernard que este sábado, 21 de Outubro, está centrada a norte do arquipélago da Madeira, desloca-se gradualmente para leste em direcção à região Sul do continente português, informa Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Na Madeira, a tempestade Bernard tem afectado a intensidade do vento, com rajadas até 100 km/h, podendo chegar até 120 km/h nas terras altas, e a agitação marítima que com fortes ondas, que podem chegar a uma altura significativa de 5 a 7 metros.
O vento deverá enfraquecer a partir da manhã deste domingo.
Previsão para o território continental
Para amanhã, o serviço nacional meteorológico precipitação forte a partir do meio da manhã nas regiões Centro e Sul do continente português, sendo mais intensa e persistente a sul do rio Tejo, com possibilidade de ocorrência de trovoada e rajadas de vento até 100 km/h, em particular no Baixo Alentejo e Algarve. Prevê-se ainda, um aumento da agitação marítima na costa sul do Algarve com as ondas a poderem atingir 3 a 4 metros de altura significativa.
As previsões meteorológicos têm potencial para originar inundações repentinas em meio urbano, nomeadamente se a precipitação mais intensa coincidir com a preia-mar, enxurradas e eventuais deslizamento de terras.
O IPMA colocou continente, principalmente a região Sul, e o arquipélago da Madeira sob avisos amarelo e laranja para rajada, precipitação e agitação marítima até amanhã.