DNOTICIAS.PT
Madeira

SESARAM dá início à compra de um Robot Cirúrgico

Equipamento vai custar até 2,1 milhões de euros acrescidos de IVA

None
CMR Cirurgical

O SESARAM já deu início à aquisição de um Robot Cirúrgico para equipar, para já, o Hospital Dr. Nélio Mendonça, devendo, mais tarde, migrar para a nova unidade de saúde em construção em Santa Rita. O anúncio da abertura do concurso público foi feito ontem em Diário da República.

O valor base do procedimento é 2,1 milhões de euros, o que significa que o SESARAM se predispõe a pagar até esse montante, acrescido de IVA. Por não ter historial na aquisição deste tipo de equipamentos, o SESARAM fez uma consulta prévia ao mercado e, a partir das respostas obtidas, definiu o referido valor base.

Em 2019, foi notícia a oferta de um Robot Cirúrgico ao Hospital Curry Cabral em Lisboa, que custou dois milhões de euros.

Era explicado: “Através de técnicas minimamente invasivas, este robot consegue alcançar com grande rigor zonas do organismo de difícil acesso. Garças à robótica aumenta-se a precisão cirúrgica e reduz-se as perdas de sangue e o risco de dano anatómico involuntário.”

No caso do equipamento do Curry Cabral, o robot seria utilizado “especialmente no tratamento cirúrgico de doenças oncológicas. Destina-se especialmente a intervenções no âmbito do carcinoma da próstata, carcinoma do reto, tumores hepáticos e pancreáticos, e aplicando-se também na cirurgia da obesidade”.

O concurso aberto a propostas durante um mês, prevê que o equipamento seja entregue em 45 dias. Mas esse prazo ainda vai demorar a começar a ser contado. Para já, como referido, decorre a recepção de propostas, depois haverá a avaliação, a manifestação de intenção de adjudicação, a adjudicação, o visto prévio do Tribunal de Contas e, só depois, começa a contar o prazo. Mas é necessário contar com eventuais prorrogações, pedidos de esclarecimento, impugnações, entre outras, o que pode atrasar todo o processo.

Significa isto que não será ‘já amanhã’ que o SESRAM disporá do Robot e, menos ainda, dará início à cirurgia robótica. Depois de fornecido e entregue o equipamento, haverá uma fase de formação dos profissionais de saúde.

O Robot Cirúrgico terá as seguintes características mínimas, aqui referidas em síntese: Consola Cirúrgica; Braços Robóticos; Torre de Visão; Mesa Operatória; Vários assessórios; Sistema de treino e simulação.

O equipamento será entregue com garantia de três anos e respectivas manutenções.

Como referido, a instalação será no Hospital Dr. Nélio Mendonça, mas o contrato já preverá a reinstalação no novo Hospital Central da Madeira.

O contrato de fornecimento também incluirá a formação inicial e contínua do pessoal clínico, médicos, enfermeiros e técnicos de saúde.