FC Porto vence pela insistência e elimina Vilar de Perdizes da Taça de Portugal
O FC Porto, da I Liga de futebol, venceu hoje por 2-0 o Vilar de Perdizes, do Campeonato de Portugal, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, com golos de André Franco e Evanilson.
Numa partida sem grande ritmo nem história, os detentores do troféu adiantaram-se no marcador aos 36 minutos, com André Franco a estrear-se a marcar na temporada. Já na segunda parte, os visitantes entraram melhor e Evanilson 'selou' as contas da eliminatória, aos 65, enquanto o Vilar de Perdizes não registou qualquer oportunidade de golo e está fora da competição.
Embora tenha tido dificuldade em ultrapassar o sólido esquadrão defensivo transmontano, sobretudo na primeira meia hora de jogo, o FC Porto foi demonstrando superioridade em campo, ainda que sem oportunidades flagrantes, apesar da pressão alta e foco na baliza de Daniel Gomes.
Depois de um primeiro cabeceamento de Pepê que passou lado das redes vilarenses, aos dois minutos, o guardião dos visitados esteve em destaque pouco depois ao negar o golo, por duas vezes, ao FC Porto, ao defender um cabeceamento de Nico González e um 'disparo' de André Franco.
À passagem do minuto 30, Galeno teve nos pés a possibilidade de inaugurar o marcador, mas o remate do avançado luso-brasileiro passou muito acima da baliza do Vilar de Perdizes.
A insistência dos visitantes deu frutos pouco depois, com um 'tento' certeiro de André Franco - que atuou como lateral esquerdo -, após cruzamento de João Mário, que inaugurou o marcador no Municipal de Chaves.
A etapa complementar arrancou com a mesma toada, com a compacta e segura defesa do Vilar de Perdizes, a par do seu guardião, a travarem as investidas do FC Porto, que voltaram a surtir efeito aos 65 minutos, com Evanilson, lançado em campo cinco minutos antes, a aumentar a vantagem (0-2) de cabeça, após assistência de Franco.
Os 'dragões' ainda tentaram dilatar o marcador na reta final, mas sem sucesso: Franco procurou o golo nos descontos, aos 90+1 minutos, mas acabou por desperdiçar uma excelente iniciativa individual de Gonçalo Borges.
Jogo no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Chaves.
Vilar de Perdizes -- FC Porto, 0-2.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, André Franco, 36 minutos.
0-2, Evanilson, 65 minutos.
Equipas:
- Vilar de Perdizes: Daniel Gomes, Ouattara (Rodrigo Neves, 81), Pedro Miguel, Alisson, Moreno, André Raymond (Pedro Parente, 75), Agustin de Armas, Samate (Rentería, 69), Freider Tirado (Marcelo, 75), Paulo Costa e André Mendy (Diogo Almeida, 69).
(Suplentes: Pedro Palha, Rodrigo Neves, Marcelo, Diogo Almeida, Rentería, Dylan, Pedro Parente, Beto Lopez e Moisés).
Treinador: Vítor Gamito.
- FC Porto: Cláudio Ramos, João Mário (Martim, 73), Zé Pedro, Fábio Cardoso, André Franco, Pepê (Gonçalo Borges, 84), Grujic, Nico González (João Mendes, 73), Galeno (Francisco Conceição, 60), Namaso e Fran Navaro (Evanilson, 60).
(Suplentes: Diogo Costa, Francisco Conceição, Romário, Toni Martinez, Evanilson, Martim, João Mendes, Gonçalo Borges e Bernardo Folha).
Treinador: Sérgio Conceição.
Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para André Mendy (12) e Grujic (90+4).
Assistência: 4.036 espetadores.