(Nova) Saída de São Martinho VR1

Venho alertar para o perigo, que julgo já todos terem se apercebido, que existe no entroncamento de Vias Rápidas em São Martinho, sentido este-oeste. Aliás, ter um entroncamento de Vias Reservadas, é algo inédito (pelo menos por aqui)...

Bem ao que interessa: a saída número 8 da VR1, para São Martinho, faz um entroncamento com outra Via Reservada que vem do Hospital (estrada da Liberdade, se não estou em erro). Gera-se ali um conflito rodoviário com veículos a querer passar de uma fila de trânsito para outra (uns a querer "entrar", outros a querer "sair").

Em hora de ponta, cheguei a passar por uma fila de uma dúzia de automóveis parados a "meio", à espera para entrar na VR1, com veículos passando com alguma velocidade pela esquerda e pela direita. Basta haver um pequeno toque e pode acontecer ali um conjunto de acidentes em série, virando tudo "sardinha em lata".

Sugestão: de forma a tornar esse local mais seguro, para residentes e turistas, porque não (preparar e) reativar a antiga (e bonita) saída para São Martinho - que neste momento está bloqueada pelos rails?

Ficaríamos com uma saída alternativa e com certeza com menos veículos a querer sair logo na primeira hipótese, descongestionando bastante aquele entroncamento e diminuindo (nem que seja um pouco) o perigo de acidentes. Recomendo também um sinal limitando a velocidade na fila da direita (VR1) a por ex. 70 km/h (acompanhado de marcações/ bandas sonoras, cromáticas e até um duplo semáforo amarelo piscando) e a 80 km/h na fila da esquerda, de forma a facilitar trocas de fila entre Vias Rápidas: VR1 e Estrada da Liberdade.

Duarte Sousa Melim