Depressão Bernard afecta Madeira e Portugal Continental
A depressão 'Bernard' , nome atribuído pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) à depressão que às 12 horas de hoje estava centrada a oeste do arquipélago dos Açores, vai deslocar-se gradualmente para sueste e em fase de cavamento em direcção ao arquipélago da Madeira.
Segundo nota enviada pelo IPMA, este sábado, pelas 18 horas, a depressão, "à qual está associada uma massa de ar quente, húmido e instável, estará centrada aproximadamente em 34N16W (a cerca de 160 Km a nordeste do Funchal), com uma pressão de 993 hPa, deslocando-se posteriormente para nor-nordeste, em direção à costa sul de Portugal continental a partir de dia 22, e progredirá gradualmente para nor-nordeste ao longo da Península Ibérica".
Hoje à tarde está previsto um agravamento do estado do tempo no arquipélago da Madeiram que se traduz no aumento significativo do vento, que será de sudoeste forte, com rajadas da ordem de 100 km/h, e nas regiões montanhosas, da ordem de 120 km/h, a rodar gradualmente para noroeste a partir do final da tarde.
A precipitação será persistente e, por vezes, forte, com maior impacto nas regiões montanhosas, na costa sul da ilha da Madeira, e na parte oeste da costa Norte, onde poderá ser ocasionalmente acompanhada de trovoadas.
O IPMA prevê um aumento da agitação marítima a partir da tarde de dia 21 e até final de dia 22, com ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros, aumentando para 5 a 6,5 metros nas costas norte e na ilha de Porto Santo.
No domingo, 22 de Outubro, com a aproximação da referida depressão a Portugal continental, e de acordo com os últimos dados dos modelos, prevê-se precipitação forte, e localmente muito intensa no Algarve e Baixo Alentejo a partir da manhã, assim como um aumento da intensidade do vento, e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e rajadas fortes.
Com o deslocamento gradual da depressão para nor-nordeste, estas condições meteorológicas estender-se-ão às restantes regiões Centro e Sul, e no final do dia, eventualmente à região Norte, embora com menor impacto. Prevê-se ainda, um aumento da agitação marítima na costa sul do Algarve a partir da tarde de dia 22, com ondas de sueste com 3 a 4 metros de altura significativa, passando gradualmente a ondas de sudoeste.
Tal como noticiado, devido a esta situação, foram emitidos avisos laranja de rajada, precipitação e agitação marítima para o arquipélago da Madeira, que irão ser actualizados ao longo do tempo, aconselhando-se o "acompanhamento das previsões meteorológicas e a precaução de situações de vulnerabilidade ao estado do tempo".
"Salienta-se ainda, que existe alguma incerteza no posicionamento da depressão Bernard, o que se traduz igualmente na maior ou menor severidade da situação. Atendendo à referida incerteza, emitiram-se os avisos de precipitação de forma conservativa em Portugal Continental, optando-se inicialmente por avisos amarelos de precipitação para as regiões do Centro e Sul, e de rajada e agitação marítima para o Algarve, que irão ser atualizados ao longo do tempo, aconselhando-se o acompanhamento das previsões meteorológicas e a precaução de situações de vulnerabilidade ao estado do tempo", refere a nota.