DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Elenco consagrado e premiado na 8.ª edição do Madeira Piano Fest

None

A 8.ª edição do Madeira Piano Fest, que vai decorrer entre os dias  8 e 12 de Novembro vai contar com um elenco consagrado e premiado.

Na apresentação desta edição, que decorreu, esta tarde, no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias, foi dado conta que ao longo do festival vão passar pianistas de diversas nacionalidades, com recitais de grandes compositores sempre com o objevtivo de ter um repertório variado e que vá ao encontro do gosto diversificado do público.

A organização do Festival é da responsabildade da Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira (AACMM). O presidente da associação, Robert Andres, sublinha que esta edição traz, como é habitual, uma “combinação de recitais a solo, de piano a quatro mãos. Temos também um elenco internacional de pianistas consagrados, destacando-se uma ocasião única de ouvir pela primeira vez a quatro mãos o consagrado pianista Artur Pizarro e o seu antigo professor Jorge Moyano. Temos também um artista da Macedónia, dois pianistas italianos. E para finalizar, no dia 12 temos um recital que resulta de uma parceria que a associação tem com o concurso de Piano “Paloma O’Shea” de Santander.

Já a pensar no futuro, as perspectivas passam por tentar o crescimento do festival. “Sempre trabalhamos para elevar o nível, que já é completamente internacional”, referiu Robert. Outro dos objectivos é criar uma programação paralela mas que tenha a forma de um festival com jovens vencedores de concursos internacionais.

O público madeirense soma elogios embora, nas palavras do presidente da entidade organizadora, uma “grande parte do público sempre são os visitantes, mas que a tradição forma o hábito e estamos a ver todos os anos uma maior participação e interesse do público madeirense”.

No primeiro dia do festival vão actuar os artistas Artur Pizarro e Jorge Moyano, inspirados em obras de Mozart, Schubert, Brahms e Fauré.

Em seguida, no dia 9, terá lugar um recital de piano de Emil Ribarski com obras de Chopin, Liszt e Ravel.

Para o dia 10 de Novembro está reservado um recital a dois pianos do Duo “Mediceo”, de Sandra Landini & Francesca Amato, cujo repertório integra obras de Mozart, Clementi e Liszt. Alessandro Marano preenche a programação do dia 11 de Novembro, a conter as obras de Liszt e Mussorgsky.

De forma a completar o alinhamento no último dia, está reservada a actuação de Jaeden Izik-Dzurko, vencedor do 20.º Concurso Internacional de Piano de Santander “Paloma O’Shea”. Este concerto conta com obras de Soler, Schumann, Ravel, Albéniz e Fàbregas.

Os bilhetes vão custar  15 euros, com diversos descontos para a população e poderão ser adquiridos na Ticketline ou na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias.