Municípios do Funchal e Porto Santo aderem à plataforma OSDLocal
Autarquias comprometidas com a sustentabilidade e concorrem aos Prémios ODSLocal com 21 projectos
A Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Plataforma ODSlocal) está a contar com "a região autónoma da Madeira para atingir os ODS propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). No total, a Madeira apresentou 21 projetos nas várias dimensões da sustentabilidade, 19 dos quais foram submetidos pelo município do Funchal e 2 por Porto Santo", informa uma nota de imprensa da organização.
Explicando, "a Plataforma ODSlocal é uma iniciativa pioneira ao nível mundial, que tem como objetivo ajudar os municípios portugueses a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Desde o seu lançamento, em 2020, já foram mobilizados 114 municípios de todo o país e mapeados 1130 projetos locais, desenvolvidos por vários tipos de entidades, e 1723 boas práticas desenvolvidas pelas autarquias. Isto mostra o compromisso dos municípios em colocar as várias dimensões da sustentabilidade no centro das suas políticas e da sua ação diária para cumprirem os 17 ODS e as 169 metas propostas pela ONU, nomeadamente através de medidas de cariz ambiental e de transição energética, medidas de cariz social (como apoios a famílias desfavorecidas e equidade de género), incentivos a ações de educação para a reflorestação, entre outras".
Assim, a ODSlocal "vai distinguir no próximo dia 3 de Novembro, três projetos que tenham um impacto positivo no avanço da Agenda 2030, sejam fortemente inspiradores e possuam um elevado potencial de replicação. Na Conferência de 2023 serão apresentados os municípios que, no ano em curso, mais se distinguiram nos vários ODS, contribuindo para o avanço efetivo rumo às ambiciosas metas da Agenda 2030, a bem das Pessoas, do Planeta, da Prosperidade, da Paz e das Parcerias".
No caso da Madeira, "entre os vários projetos da Madeira registados no portal ODSlocal, a título exemplificativo, encontram-se a OLHO.te, o Funchal Cidade Ativa e a Sustentabilidade nos Mercados Municipais, isto pela parte do Funchal, enquanto que pela parte do Porto Santo são o Life Dunas e o Amigos do Mar.
"O Prémio ODSLocal na categoria Projetos vai ser entregue no decorrer da Conferência ODSLocal 2023, no dia 3 de Novembro, em Viana do Castelo (Teatro Municipal Sá de Miranda)", acrescenta a organização, "onde serão também apresentadas diversas iniciativas das autarquias e agentes da sociedade que se destacam pelo seu contributo para o desenvolvimento sustentável. O júri do Prémio integra a Fundação 'la Caixa'; membros da Comissão Científica ODSlocal; um especialista convidado e o coordenador do consórcio ODSlocal, que presidirá".