Setembro foi mês quente, pouco chuvoso e ventoso e humidade baixa
A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) acaba de divulgar a mais recente publicação que passa a ter periodicidade mensal e tem a haver com a Meteorologia, nomeadamente a chuva, o calor, o vento, a humidade que, em Setembro, no primeiro mês dessa divulgação, revelam o que sentimos, quase nenhuma de precipitação, temperatura extrema, vento pouco expressivo e humidade relativa do ar bastante baixa.
No dia em que se assinala o Dia Europeu da Estatística, "o resumo dos principais destaques dos dados meteorológicos do mês anterior, será acompanhado de um Dashboard que permite ao utilizador uma navegação rápida e interativa do conjunto de informação mensal e do dia anterior", informa a DREM. "Estes dados são cedidos pela Delegação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera I.P. (IPMA I.P), na Região Autónoma da Madeira (RAM)", refere. Fica aqui o resumo.
Temperatura do ar
"No mês de setembro de 2023, a temperatura média mais elevada (24,8 °C) foi registada na estação Funchal/Lido e a temperatura média mais baixa registou-se na estação do Pico do Areeiro (12,9 °C).
Comparativamente às normais climatológicas1 (valor médio do período de referência da temperatura do ar), em setembro de 2023, todas as estações para as quais foi possível disponibilizar esta informação (8 estações) apresentaram valores superiores, destacando-se o Santo da Serra com +2,6 °C de desvio face à normal dessa estação.
No que respeita às temperaturas máxima e mínima do ar ocorridas no último mês, os extremos ocorreram nas estações do Funchal/Lido (30,1 °C no dia 3) e Pico do Areeiro (4,5 °C no dia 17)."
Precipitação
"A comparação com a normal climatológica 1961-1990 mostra que os valores registados em setembro, de uma forma geral, foram inferiores a esta referência, com destaque para a estação do Chão do Areeiro, com anomalia negativa da ordem dos 94,8 mm. Porto Santo/Aeroporto destacou-se com a maior anomalia positiva, em relação à normal (28,4 mm).
Em setembro de 2023, o valor mais elevado de precipitação ocorreu na estação meteorológica da Bica da Cana (142,9 mm). Contrariamente, o valor mais baixo ocorreu no Funchal/Lido (24,0 mm). No dia 7 observou-se o maior valor de precipitação diária na estação da Ponta do Pargo (45,8 mm), e o menor valor registado ocorreu na estação do São Vicente no mesmo dia (10,2 mm).
Analisando os dias com precipitação (dias com chuva, chuvosos e muito chuvosos), conclui-se que o máximo de dias com chuva (dias com 0,1 mm de precipitação ou mais) foi registado no Lombo da Terça (27 dias), sendo que no caso dos dias chuvosos (dias com 1,0 mm de precipitação ou mais) foi também a estação do Lombo da Terça a registar o maior valor (18 dias). Em relação ao número de dias muito chuvosos (dias com 10 mm de precipitação ou mais), as estações do Santo da Serra e Lombo da Terça, registaram 4 dias."
Humidade relativa do ar
"Em setembro de 2023, os valores médios mensais da humidade relativa do ar variaram entre 66%, no Funchal/Observatório e 96% no Lombo da Terça. O valor mínimo da humidade relativa do ar diário (4%) foi registado na estação do Pico do Areeiro, no dia 28, e o valor máximo (100%) foi atingido em 11 estações, em diferentes dias do mês de setembro."
Vento
"Em setembro de 2023, nas estações com anemómetro (16 estações), foi na estação do Lombo da Terça que se registou a maior intensidade média do vento (16,1 km/h), por outro lado, foi na estação do Monte/Quinta Jardins do Imperador, que se registou a média mais baixa (3,7 km/h). As maiores rajadas do vento foram registadas no dia 3 no Chão do Areeiro e em Santa Catarina/Aeroporto no dia 16 (ambas com 67 km/h)."
Acresce dizer que será interessante observar os dados de Outubro que, como se sabe, foi marcado por elevadas temperaturas e incêndios florestais trágicos para a Madeira.