Albuquerque aponta tomada de posse do novo Governo Regional para 17 de Outubro
Líder do PSD entregou hoje a lista com os membros do XIV Governo Regional da Madeira
Miguel Albuquerque procedeu, esta tarde, à entrega formal do elenco do XIV Governo Regional da Madeira ao Representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto. A divulgação dos nomes foi dada a conhecer na quinta-feira à noite, horas após o líder do PSD/Madeira ter sido convidado a formar governo.
Desde então, muita água correu, tendo a redução do Executivo e a saída de alguns governantes (Humberto Vasconcelos, Susana Prada, Teófilo Cunha, Rita Andrade) sido alvo de ‘escrutínio’.
“O senhor conselheiro vai assinar e publicar no Diário da República e amanhã vou levar os acordos à ratificação da Comissão Política e do Conselho Regional [do PSD]”, disse, à saída do Palácio de São Lourenço, acrescentando que não espera quaisquer problemas com estas formalidades.
Sobre o novo governo composto por 8 secretarias, sendo apenas duas delas tuteladas por mulheres, Miguel Albuquerque disse não ter nenhuma obrigatoriedade de cumprir com a lei da paridade. “Temos a obrigação de levar em linha de conta a competência e a capacidade de cada um”, observou.
Já sobre as críticas ao acordo de incidência parlamentar com o PAN, vindas até de históricos militantes do PSD nacional, o chefe do Executivo disse que não se deixa afectar pelas críticas.
“Este é o caminho que está traçado. As pessoas são livres de emitir o juízo de valor que quiserem. Vivemos num país livre. Isto é uma democracia. Agora uma coisa vou lhe dizer: aquilo que está decidido é o que vou fazer. Não ando em ziguezagues por causa das críticas”. Miguel Albuquerque
Anunciada foi também a tomada de posse do Governo para o dia 17 deste mês. Antes, no dia 11, ainda terá lugar a tomada de posse dos novos elementos da Assembleia Legislativa da Madeira.