GR investe 13 mil euros em máscaras de realidade virtual para as escolas
O projecto 'Escola Azul', da Secretaria Regional de Mar e Pescas, vai proporcionar uma experiência de mergulho virtual aos alunos das escolas regionais. A actividade, que vai percorrer todos os 51 estabelecimentos de ensino regionais que integram o projecto, resulta de um investimento de 13 mil euros do Governo Regional, na aquisição de máscaras de realidade virtual, que vão proporcionar uma experiência imersiva aos alunos.
Os equipamentos VR360 vão permitir o visionamento a 360 graus dos vídeos recolhidos em mergulho com escafandro autónomo realizados na Madeira e no Porto Santo. Uma parceria com o projecto 'Kids Dive', do ISPA – Instituto Universitário integrado e do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, que mergulhou na Reserva do Garajau e na zona onde foi fundeada a corveta General Pereira d'Eça, no Porto Santo.
"É mais uma oferta educativa que a Escola Azul tem para os alunos envolvidos neste projecto, que pretende promover a Literacia do Oceano junto da comunidade escolar", destacou o secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, lembrando o compromisso do Governo Regional com a defesa dos oceanos.
“Temos, em torno das Ilhas Selvagens, a maior Área Marinha com Protecção Total da Europa, proibimos a captura do mero e do peixe-cão, e temos investido no conhecimento das nossas crianças sobre a importância dos oceanos”, acrescentou o governante, lembrando a frase do conhecido investigador e oceanógrafo francês, Jaques-Yves Cousteau: “Só cuidamos daquilo que amamos, e só amamos o que conhecemos”.
A estreia das máscaras vai acontecer na Feira do Mar e do Pescador, uma organização da Casa do Povo Caniçal agendada para os dias 13, 14 e 15 de Outubro, chegando na semana seguinte, no dia 18, à primeira escola: A Básica do 1.º Ciclo da Camacha.
A 'Escola Azul' é um programa educativo do Ministério da Economia e Mar que tem como por objectivo "promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar, criando gerações mais responsáveis e participativas, que possam contribuir para a sustentabilidade do Oceano. Este programa distingue e orienta as escolas que trabalham em temas ligados ao mar, criando uma comunidade que aproxima escolas, setor do mar, indústria, municípios, organizações não-governamentais, universidades e outras entidades com papel activo em Literacia do Oceano", refere um comunicado enviado pela Secretaria Regional de Mar e Pescas.
Na Madeira, a Escola Azul conduzida e dinamizada pela Direcção Regional do Mar, e conta com um total de 51 estabelecimentos de ensino, envolvendo mais de 6.048 alunos e 64 professores. É a região do país onde a Escola Azul tem maior implantação.