Há 20 anos, mães encerraram escola no Curral das Freiras por falta de condições
Consulte a edição de 2 de Outubro de 2003
Foi uma forma de demonstrarem descontentamento pelas condições a que os seus filhos estavam sujeitos. Várias mães da Seara Velha, no Curral das Freiras, fecharam a escola a cadeado, em 2003, por considerarem que o estabelecimento não apresentava condições para acolher os alunos.
A notícia, publicada a 2 de Outubro de 2003, dava conta de que as aulas foram boicotadas durante algumas horas. Foi necessária a intervenção da PSP para serenar a situação, retirar o cadeado e permitir que a escola retomasse o normal funcionamento.
De acordo com as encarregadas de educação, quando chovia era necessário aparar a água com panelas e tachos e as casas-de-banho não estavam em condições de serem utilizadas. Além disso, indicavam a existência de ratos no interior da despensa. No entanto, diziam que o mais grave era o facto de faltarem professores para o 1.º, 2.º e 3.º anos, bem como material para as salas de aula, como mesas e cadeiras.
A situação acabaria por resolver-se com uma reunião que contou com a directora da escola, bem como com o presidente da Junta de Freguesia. Ficou a promessa de que os professores iriam chegar ainda nessa semana.
Queda de bimotor com relatório minoritário
Na mesma edição, o DIÁRIO dava conta de que o relatório sobre a queda de uma avioneta ao largo da Ponta de São Lourenço não deveria ser exaustivo devido à falta de informações sobre o sucedido. O avião tinha caído, a 11 de Setembro, ficando os destroços no fundo do mar, tendo sido recuperados apenas alguns fragmentos.
Além disso, o piloto, residente em Espanha, tinha segunda nacionalidade inglesa, com licença americana de pilotagem. O rastreamento de todas estas informações seria moroso.
O caso estava a ser investigado também pela Polícia Judiciária devido a uma alegada "generosidade" por parte do piloto. Adel Deghim terá oferecido a viagem e a estadia na Madeira aos restantes 9 ocupantes da aeronave, o que se revelava algo suspeito para as autoridades.