Marta Freitas releva progresso e metas a atingir nos direitos humanos em Portugal
Na conferência das Nações Unidas sobre População e Desenvolvimento, Marta Freitas evidenciou, hoje, os progressos verificados em Portugal, ao nível das políticas de planeamento familiar, direitos das mulheres, cuidados pré e pós-natais, promoção da igualdade de género e combate à violência, apontando também o caminho que ainda falta percorrer nestes domínios.
A deputada do PS-Madeira à Assembleia da República destacou também, de acordo com nota enviada pelo partido, o facto de a Estratégia Nacional de Cooperação 2030 ter eleito a igualdade de género como um dos seus principais eixos transversais, ligando-a à saúde e aos direitos sexuais e reprodutivos e ao empoderamento das mulheres e raparigas.
Segundo a mesma nota, Marta Freitas garantiu o apoio do Grupo Parlamentar Português sobre População e Desenvolvimento ao Fundo das Nações Unidas para a População, através de vários mecanismos de financiamento, e vincou ainda o empenho do Parlamento português na discussão e aprovação de políticas relacionadas com a saúde sexual e reprodutiva e a defesa dos direitos das mulheres.
A Iniciativa a cargo do Fundo das Nações Unidas para a População, decorreu em Genebra, Suíça, e assinala os 30 anos da Conferência Internacional do Cairo sobre População e Desenvolvimento. Reúne parlamentares de todas as regiões que trabalham para a melhoria do acesso à saúde sexual e reprodutiva.