DNOTICIAS.PT
Madeira

IL quer "facilitar acesso ao voto e em mobilidade"

Primeira iniciativa legislativa tem a ver com a alteração da Lei Eleitoral da Assembleia Legislativa da Região

None
Foto ASPRESS

Com o objectivo de cumprir com o que anunciou aos madeirenses, a Iniciativa Liberal terá como primeira iniciativa legislativa no Parlamento Regional a alteração da Lei Eleitoral da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, de modo "a facilitar o acesso ao voto e em mobilidade".

O partido diz que os madeirenses "são tratados como portugueses de segunda por outros que se dizem madeirenses".

"Todos os portugueses (madeirenses incluídos) podem votar antecipadamente e em mobilidade nas outras eleições. Nas suas os madeirenses não podem", refere Nuno Morna, em nota de imprensa enviada pelo partido.

Em primeiro lugar, o voto antecipado e em mobilidade aumenta a participação eleitoral. Muitos eleitores enfrentam obstáculos para votar no dia oficial das eleições, seja devido a compromissos de trabalho ou familiares, porque a estudar fora da sua área de residência ou a doenças ou deficiências que dificultam a mobilidade. O voto antecipado e em mobilidade permite que estas pessoas votem num momento ou local que lhes seja mais conveniente, aumentando assim a participação eleitoral e fortalecendo a democracia. Nuno Morna, deputado