DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Igreja de São Martinho recebe esta sexta-feira concerto do Festival Internacional de Órgão

None

No âmbito do 12.º Festival Internacional de Órgão da Madeira, evento promovido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura através da Direcção Regional da Cultura, realiza-se um concerto amanhã, pelas 21h30, na Igreja de São Martinho, no Funchal.

O organista João Vaz, diretor artístico deste Festival, será acompanhado neste concerto por Tiago Simas Freire (corneta) e José Gomes (baixão) para apresentar um programa dedicado às 'Danceries: A dança na música europeia em torno de 1600'.

Sobre este concerto, refira-se que a presença de ritmos de dança na música instrumental europeia dos séculos XVI e XVII era comum, mesmo em obras não pensadas para dançar. Pelas mãos de Tiago Simas Freire e de José Gomes, a corneta e o baixão (instrumentos cuja presença se dividia entre os ofícios litúrgicos e as festividades ao ar livre) apresentam-se neste concerto ao lado do órgão e oferecem uma panorâmica da música espanhola, italiana, alemã e francesa do virar do século XVII.

Tiago Simas Freire explica: “Façamos dançar o órgão com os seus dois maiores aliados do início do século XVII – eis o desafio do presente programa. Paralelamente ao órgão, os instrumentos que em torno de 1600 se tornaram quase obrigatórios nas principais capelas e catedrais ibéricas foram sem dúvida a corneta e o baixão – o primeiro para a voz aguda e o segundo para a voz grave. Estes instrumentos vieram completar e/ou substituir o antigo conjunto de charamelas e sacabuxas, típico desde o século XV.”

"Pode hoje parecer curioso um programa consagrado às danças ser executado com três instrumentos típicos do espaço eclesiástico mas, em boa verdade, tanto estes instrumentos têm igualmente grande uso no meio profano como a música de dança toma grande liberdade e proeminência no meio religioso. Exploramos assim as franjas permeáveis dos meios sacro e profano através da ambivalência e omnipresença da música de dança nos diversos universos musicais em torno de 1600. De Portugal à Alemanha, de Itália aos Países Baixos passando pela França, apresentamos neste programa dançante, danças cortesãs, danças de cena, danças eclesiásticas e ainda danças que servem de base de novos géneros musicais”, acrescenta ainda o músico.

O 12.º Festival Internacional de Órgão da Madeira começou no passado dia 13 de outubro e vai decorrer até ao próximo dia 22, domingo. Além do concerto de amanhã, os últimos dois concertos, sempre com entrada gratuita, serão na Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Machico) e no Convento de Santa Clara (Funchal).

O programa do Festival pode ser consultado em https://festivaldeorgao.madeira.gov.pt/