DNOTICIAS.PT
Madeira

CMF vai abrir concurso para novos arquitectos

None

"Nós no município do Funchal temos cerca de 30 arquitectos a trabalhar é um peso já significativo. Mas vamos continuar a forma quadros e admitir arquitectos", disse Pedro Calado na na tomada de posse da secção regional da Ordem dos Arquitectos e na inauguração da nova sede, que decorreu esta tarde.

Queremos trabalhar com a juventude, queremos usar os conhecimentos técnicos desta nova juventude. Queremos preparar as nossas cidades para estarmos no rumo da modernização  Pedro Calado.

Perante os problemas apresentados por Avelino Oliveira, presidente da secção nacional da Ordem dos Arquitectos, Calado esclareceu que não são exclusivos daquele órgão, mas sim de mais ordens, ainda assim admite que "isto cria um sentimento de desmotivação".

"Os arquitectos na função pública são mal pagos e a progressão é lenta"

A afirmação é do arquitecto Avelino Oliveira, presidente da secção nacional da Ordem dos Arquitectos

Andreia Correia , 18 Outubro 2023 - 18:29

Na ocasião referiu que na Região Autónoma da Madeira há cerca de 91 mil edifícios e que, "mais de 85% foram construídos e edificados no final do século XIX e início do século XX", esclarecendo que nos últimos 25 anos "muito pouca construção foi edificada". 

Desta forma aponta que "algum problema de arrendamento" deve-se ao facto que não ter existido "quase construção" nos últimos 20/25 anos. "A culpa do problema dos arrendamentos é porque não houve uma aposta na construção privada ou pública. E agora, de repente, estamos a querer ultrapassar todos esses obstáculos", disse. 

Já sobre o Alojamento Local afirmou que este permitiu recuperar edifícios e se não existisse "continuaríamos a ter cidade altamente povoadas por indigentes, pessoas que se apropriavam de património que não eram deles, património que estava ao abandono". "O Alojamento Local foi fundamental para recuperar as cidades, para modernizar e para desenvolver", concluiu.