Constituída em Novembro de 2022, a Associação F.R.E.E Madeira - Fórum Regional Para a Educação Económica, com sede no concelho de Funchal, é uma organização sem fins lucrativos com o objectivo de fomentar a educação e a adopção do Bitcoin na Região.
Na semana passada, o Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, destacou, em Amesterdão, onde participou na 'Bitcoin Amsterdam 2023', o trabalho da associação.
Mas afinal o que é e o que pretende a Associação F.R.E.E Madeira?
O DIÁRIO procurou respostas junto do fundador da organização. O empresário madeirense André Loja, explica que a Associação F.R.E.E Madeira - Fórum Regional Para a Educação Económica foi criada para “ajudar a população local a compreender e a utilizar o Bitcoin, uma tecnologia open source descentralizada, que faz parte do futuro digital”.
A Associação F.R.E.E Madeira pretende realizar diversos projectos educativos, destinados a empresas, jovens e adultos, na Região ou na diáspora, de forma a transmitir conhecimentos sobre “como utilizar o Bitcoin de forma segura no dia-a-dia, como, por exemplo, incorporar a ferramenta para negócios ‘on-line’ ou transferir dinheiro de forma mais económica e rápida”.
“Há muita coisa que pode ser explorada e é para isso que a associação está aqui, para ajudar a comunidade a tirar partido do Bitcoin”, realça André Loja.
Questionado se a Madeira poderá vir a adoptar a Bitcoin como moeda, o empresário madeirense é peremptório: “A Madeira não tem poder para decidir sobre essa matéria e isso nem faz parte do objectivo da associação”.
A F.R.E.E. Madeira tem como desígnio principal constituir-se como conselho consultivo da sociedade civil em geral, com particular incidência ao nível das instituições públicas e privadas da Região Autónoma da Madeira, designadamente nas áreas da educação económica, energia, envio de remessas transfronteiriço, redes e protocolos open source, academias de código de protocolos descentralizados, atração de investimento, famílias e empresas para a região, entre outros.
A organização ajudará todos os locais com a transição para o novo paradigma monetário, dos retalhistas aos políticos, bem como do cidadão comum. Acreditamos que esta revolução do dinheiro é inevitável e que iniciativas locais como o F.R.E.E. Madeira serão decisivas para suavizar a transição. A adopção de Bitcoin é a adopção de tecnologia. A nossa futura internet será construída sobre esta fascinante nova camada de valor, e as regiões que abraçarem esta nova realidade no início tornar-se-ão os Silicon Valleys do futuro. F.R.E.E. Madeira
O incentivo por parte do Governo Regional existiu desde o início, destaca: “O Presidente do governo Regional sempre apoiou esta ideia, compreende que a Madeira tem de estar na linha da frente da adopção destas novas tecnologias. Faz parte da estratégia global do Governo Regional apoiar mais as tecnologias e ajudar, de certa forma, as empresas tecnológicas a se estabelecerem cá, atraindo investimento para a Região”.
Bitcoin Business Hub
A organização sem fins lucrativos formará um Centro de Negócios Bitcoin na Região, conforme avançou o Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, durante a 'Bitcoin Amsterdam 2023'. André Loja esclarece que o Bitcoin Business Hub será um espaço físico, propriedade do Governo Regional, a ser arrendado, “onde a associação, com o apoio do governo, vai poder estabelecer a sua base e desenvolver as suas actividades”.
Albuquerque anunciou em Amesterdão um Centro de Negócios Bitcoin na Madeira
Presidente do Governo Regional participou hoje na 'Bitcoin Amsterdam'
“No fundo é um espaço físico para podermos implementar todas as iniciativas que temos planeadas”, aponta, sem avançar, para já, a localização do espaço, afirmando que tal “ainda não está definido”, apesar de Miguel Albuquerque ter anunciado, em Amesterdão, que a F.R.E.E. Madeira ficaria instalada “num edifício incrível, situado num lugar fantástico, especial e bonito, onde existe surf”.
A sustentabilidade financeira da F.R.E.E. Madeira será garantida através do “apoio financeiro de privados e através da realização de workshops, cursos de formação e eventos”.
‘Bitcoin Atlantis’
A conferência tecnológica ‘Bitcoin Atlantis’, a decorrer em Março de 2024, será uma das fontes de financiamento da F.R.E.E. Madeira.
Com mais de 70 oradores confirmados, o evento espera contar com um total de 120 intervenientes e cerca de 5.000 participantes de todo o mundo.
Além da programação principal, que incidirá especialmente nos novos protocolos tecnológicos, haverá cursos de literacia financeira, workshops, um espaço dedicado ao hardware e software open source, uma área de exposições e uma zona infantil, e diversos outros eventos paralelos, onde se destacam o festival de música, o festival de cinema e o pitch day para novas start-ups.
Conferência tecnológica 'Bitcoin Atlantis' realiza-se na Madeira de 1 a 3 de Março de 2024
Depois do anúncio da criação de um Centro de Negócios Bitcoin na Madeira, na sequência do deslocação do presidente do Governo Regional a Amsterdão, sabe-se que agora que Miguel Albuquerque esteve na capital da Holanda, no dia 13 de Outubro, para anunciar a 'Bitcoin Atlantis', uma conferência tecnológica que acontecerá na Madeira nos dias 1 a 3 de Março de 2024.