DNOTICIAS.PT
Madeira

“Na RAM, a saúde está mais confiável", diz Pedro Ramos

None

O secretário regional de Saúde e protecção Civil, Pedro Ramos, reuniu, no dia 17 de Outubro, no auditório do Instituto de Segurança Social, no Bom Jesus, com as equipas do Centro de Saúde do Bom Jesus envolvidas no processo de acreditação da qualidade, com base no Modelo de Certificação ACSA Internacional, da Agência de Qualidade Sanitária de Andaluzia.

“Nós Somos SRS”, afirmou secretário regional, desafiando os profissionais “médicos, enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, assistentes técnicos, assistentes operacionais/técnicos auxiliares de saúde” a se orgulharem de pertencer ao Serviço Regional de Saúde.

“Devemos ter orgulho em dizer: Nós Somos SRS, porque trabalhamos num Sistema que tem qualidade, que oferece segurança e, acima de tudo, que respeita os profissionais, a suas carreiras, as suas progressões, a sua avaliação de desempenho”, factores que vão contribuir para que o projecto de qualidade na Região continue a aumentar.

“Na RAM, a saúde está mais confiável, devido à vossa ação e ao vosso trabalho”, disse, afirmando que todos os profissionais, independentemente da área de atuação, são importantes para uma resposta global “cada vez mais positiva e eficiente”. Na oportunidade, Pedro Ramos mostrou-se satisfeito por este procedimento estar a ser bem-sucedido e agradeceu o empenho e dedicação das equipas envolvidas no processo de acreditação da qualidade em prol do cidadão “que é o foco do sistema”. Segundo o governante, a RAM segue parâmetros de qualidade internacionais, mas “pode ser pioneira e ir mais além com a criação do seu próprio sistema de qualidade em harmonia com as especificidades da RAM”.

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira tem 18 Serviços acreditados, dos quais 10 já receberam a sua recertificação e, neste momento, estão em processo de candidatura mais 4 serviços: os Centros de Saúde do Bom Jesus e da Nazaré, a Unidade do Doente Frágil e a Unidade de Saúde Familiar, da Ponta do Sol.

No futuro, pretende-se que todos centros de saúde da RAM possam ter este instrumento de garantia de segurança e qualidade da prestação, assim como todos os serviços hospitalares.