Redescobrir a natureza
Vem aí 9.ª edição do Ecotrail Funchal – Madeira, um momento de afirmação da Região enquanto destino de turismo activo
Boa noite!
Vem aí 9.ª edição do Ecotrail Funchal – Madeira, um evento com provas dadas e que se distingue por incentivar a ligação entre desporto e natureza, bem como pela sua forte componente de responsabilidade ecológica e social nesta era de desequilíbrios, mas em que a postura cúmplice da sustentabilidade é uma forma lúcida a adoptar no combate às alterações climáticas e aos devaneios humanos.
Este é um evento que permite a quem nos visita a descoberta da natureza que nos distingue e a percepção da necessidade de respeito e harmonia com a mesma, o mesmo acontecendo com os atletas locais, que assim têm mais uma oportunidade para apreciar a excelência do nosso património natural.
Este é um evento que permite o envolvimento de atletas, marcas e entidades, potenciando a sinergia entre as partes, bem como a consolidação da prática do trail running na Madeira, impulsionando o seu crescimento e a promoção da Região como destino de turismo activo e de provas internacionais de grande dimensão.
Importa recuar no tempo, até às 6h da manhã de 30 de Outubro de 2015, quando demos a partida para aquela que seria a 1.ª Edição do Ecotrail Funchal –Madeira, na altura dirigida pelo agora nosso jornalista Marco Livramento. Desde bem cedo percebemos que os esforços comuns na organização de uma prova internacional implicam parcerias pujantes, - este ano, com mais de 300 inscritos, este momento competitivo só é possível com o generoso apoio da Associação de Promoção da Madeira, da Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira, da Madeira Rent, do Pingo Doce e do Fórum Madeira -, interessadas no bem maior e não nos caprichos particulares para que a prova seja uma excelente forma de divulgação do património natural do concelho e um elemento de promoção cultural e social da cidade e da Região, a exemplo das provas Ecotrail realizadas em Paris, Bruxelas e Oslo. Por isso é que a organização conjunta do DIÁRIO e da Câmara Municipal do Funchal perdura no tempo. Mesmo que os protagonistas sejam outros e que os partidos no poder autárquico não sejam os mesmos. Mesmo que os complexos de inferioridade locais tentem omitir quem são os promotores do evento!
Desde bem cedo percebemos que é dando a conhecer um outro Funchal, levando os atletas participantes a viverem o verdadeiro desafio de superar cada lombo e de cada vale que faz deste anfiteatro algo verdadeiramente único, que nos afirmamos enquanto lugar para as férias activas.
Desde bem cedo percebemos que enquanto marca líder e com responsabilidades acrescidas, o DIÁRIO tem que dar em cada instante muito mais do que notícias, propondo um conjunto alargado de iniciativas desde o desporto à cultura, passando por conferências e feiras, teatro e música, ou seja, por uma diversidade de eventos que também cumprem com o que está consagrado na nossa missão e estatuto editorial, a defesa dos interesses dos madeirenses e porto-santenses, seus princípios e valores.
É por isso que no próximo sábado, a partir das seis da manhã, e domingo, voltaremos aos trilhos, com provas de 15, 30, 45 e 80km e ainda uma KIDS RACE no Parque de Santa Catarina com duas variantes, uma para menores de 14 (940m) e menores de 16 anos (1.8km).
Contamos com a vossa presença na estrada e na Ecovila que está localizada no Parque de Santa Catarina, no Funchal, e onde entregaremos prémios a partir das 11h de domingo, esperemos que em boa forma e com a certeza que correndo ou andando a passo, na organização ou na bancada. todos tenhamos dado o melhor para honrar o que realmente é diferenciador neste evento desportivo e de afirmação do destino, de contacto com a natureza e de reencontro com o essencial da humanidade, infelizmente por vezes perdida em guerras e ódios, mas que precisa urgentemente de paz e de redenção.