DNOTICIAS.PT
Madeira

'Sopas com História' este fim-de-semana em Machico

None
Foto Shutterstock

Este fim-de-semana a Câmara Municpal de Machico volta a promover a 2.ª edição de 'Sopas com História', no o Largo da Nossa Senhora do Bom Caminho.

Este festival, que tem vindo a ganhar destaque no panorama gastronómico da Ribeira de Machico, tem como principal objectivo a valorização da gastronomia tradicional local, sendo a sopa a grande protagonista.

Durante estes dois dias, os visitantes têm a oportunidade de provar uma variedade de sopas típicas, preparadas com ingredientes frescos e tradicionais da região. Desde a sopa de trigo, passando pela sopa de couve com feijão e até à sopa de tomate, a sopa de agrião a sopa de castanha, há opções para todos os gostos e paladares.

Além disso, é possível acompanhá-las com pão tradicional caseiro, que confere um sabor ainda mais autêntico a esta experiência gastronómica.

Além da vertente gastronómica, o certame valoriza a cultura local, contando com um cartaz musical diversificado. Neste sentido, é dada uma especial atenção aos grupos de Folclore do concelho de Machico, que apresentam ao público as danças e músicas tradicionais.

Além disso, são também convidados diversos grupos musicais como é o caso dos ‘Mariachi México Madeira’, ‘A Caçoar’, ‘De Repente’ e ainda os ‘Amigos da Música’. Como cabeças-de-cartaz, o evento contará com a especial participação do artista nacional Sérgio Rossi e com o Grupo Madeirense ‘SEIS PO’ MEIA DÚZIA’.

O festival 'Sopas com História' oferece ainda um momento de cozinha ao vivo e a animação do Teatro Bolo do Caco.

A autarquia de Machico, nesta edição, procurou incluir uma vertente sustentável, por isso vai disponibilizar  autocarros gratuitos à população a fim de evitar a afluência de trânsito no recinto e consequentemente promover a mobilidade sustentável. De realçar que o certame gastronómico estará igualmente, à semelhança da Semana Gastronómica, sob monitorização a fim de ser certificado como um evento  sustentável, através da entidade SGS.

A autarquia procurou incentivar a participação de associações sem fins lucrativos, para a confecção e comercialização das sopas, nomeadamente: a Universidade Sénior de Machico, a Associação Recreativa e Cultural Amigos de Carros de Pau de Água de Pena, o Centro Cívico Cultural e Social da Ribeira Seca, a Associação Engenhos do Norte, a Casa do Povo de Machico, de Santo António da Serra e do Curral das Freiras e ainda a Associação Produtores de Cidra da Região Autónoma da Madeira.