DNOTICIAS.PT
Madeira

Papel da escola motiva reflexão hoje nos 'Louros'

Conheça a agenda desta quarta-feira, dia em que José Manuel Rodrigues profere uma conferência subordinada ao tema 'Educação, Cidadania, Democracia', agendada para as 11h30, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros.

None
Foto Arquivo

 A Escola Básica com Pré-escolar e Creche dos Louros recebe, esta quarta-feira, a visita do presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, que irá proferir a conferência 'Educação, Cidadania, Democracia'. 

Esta iniciativa, agendada para as 11h30, no auditório da escola, é uma das que integram as comemorações do 34.º aniversário deste estabelecimento de ensino, que, actualmente, junta alunos dos vários anos do ensino básico e do pré-escolar, repartidos por diferentes estabelecimentos. 

De acordo com uma nota divulgada pela direcção da escola, esta conferência visa contribuir para aprofundar a reflexão sobre o papel da escola "como espaço de exercício e de aprofundamento da cidadania e da democracia, no actual contexto de transformações sociais, culturais, económicas, tecnológicas e até ideológicas".

José Manuel Rodrigues irá, neste encontro, abordar os vários aspectos que se ligam ao tema, procurando, certamente, responder às dúvidas de alunos, dos professores e de toda a comunidade educativa da Escola dos Louros. O papel da escola na mediação dos novos desafios que se colocam nos nossos dias será um dos aspectos objecto de refelxão, não descurando o imediatismo/consumismo dos nossos dias o papel das redes sociais. 

A par disso, a reflexão estender-se-á a outros aspectos, nomeadamente ao direito à educação e de que forma é esse um direito absolutamente conquistado; mas também, no que toca ao caso particular da Madeira, será abordado o papel dessa educação na consolidação da democracia e da autonomia regionais. 

Esta é uma conferência que se destina sobretudo aos aluno do 9.º ano de escolaridade, bem como aos respectivos professores e demais estruturas técnico-pedagógicas. Dado o espaço limitado do auditório da escola, a conferência será transmitida em 'streaming', através da rede social Facebook, de modo que todos os interessados possam assistir em directo.

Mas há mais iniciativas na agenda desta quarta-feira:

Política e sociedade

10 horas - Jorge Carvalho participa na entrega do equipamento TACTONOM READER à Divisão de Acompanhamento à Surdez e à Cegueira (DASC), da Direcção Regional de Educação.

10h30 – O JPP promove uma acção política, junto à GESBA, onde a produção e a comercialização de banana da Madeira serão abordadas.

16 horas – inauguração da nova sede da Secção Regional da Madeira da Ordem dos Arquitectos, na Rua do Carmo. Na mesma ocasião terá lugar a cerimónia de Tomada de Posse dos membros eleitos para o triénio 2023-2026. O momento contará com a presença de Miguel Albuquerque e do recém-empossado residente do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, Avelino Oliveira.

18 horas - sessão de apresentação da segunda fase do projeto VOLTURMAC, da ACIF, que inclui uma palestra pelo investigador João Baptista, na sede da ACIF.

18h30 – O Bloco de Esquerda promove um contacto com a população, em mais uma iniciativa política, junto ao Largo do Chafariz, no Funchal. À mesma hora, o PS-Madeira realiza uma reunião do partido no Fórum Machico.

Cultura e espectáculos

12 horas – No âmbito do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja será promovida uma visita à Sé do Funchal, para contemplar os seus tectos mudéjares, ao som de um concerto pelo organista Nelson Quintal.

18 horas - Conferência ‘Jarras e Flores na Arte Flamenga’, por Martinho Mendes, no Museu de Arte Sacra do Funchal.

18h30 - Conversa com o escultor José Manuel Gomes, que encerrará a exposição ‘Vaso de Altar. Flores e liturgia a partir da cerâmica de José Manuel Gomes’, no referido museu, que terá entradas gratuitas esta quarta-feira.

21h30 – No âmbito do 12.º Festival Internacional de Órgão, tem lugar o concerto com o organista Manuel Tomadin, acompanhado por Nikita Kuts (violino) e Pedro Silva (violoncelo), na Ireja de São João Evangelista (Igreja do Colégio).

Desporto

16h30 – Tem lugar a cerimónia de apresentação da edição deste ano do Ecotrail Funchal – Madeira, a prova de trail-running que tem os trilhos da capital madeirense como ‘palco’.

Saiba que efemérides marcaram este dia 18 de Outubro ao longo dos anos: 

Efemérides

1830 - Por decreto de D. Pedro IV, a bandeira portuguesa, com o escudo sobre um fundo branco, é substituída pela bandeira bicolor, branca e azul.

1959 - 1.ª edição do Telejornal da RTP apresentado pelo jornalista do Diário de Notícias Mário Pires.

1963 - É lançada a 'Operação Três Mosqueteiros' com paraquedistas no Norte de Angola.

1982 - A resistência afegã acusa a URSS do uso de armas químicas.

1984 - O Presidente dos EUA, Ronald Reagan, recebe o atleta português Carlos Lopes, campeão olímpico da Maratona, na Casa Branca, em Washington DC.

1991 - Oito das doze repúblicas soviéticas assinam o tratado de união económica.

1999 - A Indonésia aceita os resultados do referendo de 30 de agosto em Timor-Leste e anula o decreto de anexação do território.

2006 - O grupo interministerial que investigou alegados voos da CIA conclui não haver indícios de qualquer ilegalidade cometida em Portugal. No mesmo ano, o Governo anuncia a introdução de portagens nas autoestradas sem custos para o utilizador (SCUT) do Norte Litoral, Costa de Prata e Grande Porto, a partir de 2007.

2017 - O contrato de venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star é assinado, em Lisboa, pelo representante do Fundo de Resolução (até agora único acionista do Novo Banco), Máximo dos Santos, o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e o diretor-geral da Lone Star, Donald Quintin, concretizando assim a alienação do banco a privados três anos depois da resolução do BES.

2019 - O ex-presidente do Governo Regional da Catalunha Carles Puigdemont apresenta-se voluntariamente às autoridades belgas na sequência do mandado de detenção emitido pelo Tribunal Supremo de Espanha.

Pensamento do dia

Eu sou eu e as minhas circunstâncias. José Ortega y Gasset (1883-1955), filósofo espanhol