Tudo pronto para a tomada de posse do XIV Governo Regional
O piano que está à entrada da Assembleia Legislativa da Madeira, entre o corredor principal e o hemiciclo, não foi colocado ali para uma das habituais actuações de Miguel Albuquerque. Foi retirado do Salão Nobre, onde foi utilizado pela Orquestra Clássica, para dar mais espaço à tomada de posse do XIV Governo Regional.
Albuquerque, pelo menos pelo que consta do programa, não deverá tocar, mas não deixa de ser a figura central da cerimónia de posse do seu terceiro Executivo, o segundo em coligação com o CDS e, pela primeira vez, com um acordo parlamentar que envolve o PAN.
No Salão Nobre, os funcionários da Assembleia têm tudo pronto para a cerimónia em que será empossado o novo Governo Regional. Uma equipa mais pequena do que a anterior – passa de 11 para 9 membros – e que tem algumas novidades.
Miguel Albuquerque preside ao Governo e Rui Barreto, líder do CDS-PP, mantém a pasta da Economia que agora passa a incluir Mar e Pescas, uma vez que a secretaria regional que até agora era de Teófilo Cunha, também do CDS, foi extinta.
As novidades deste Executivo são duas. Rafaela Fernandes, que presidiu ao Serviço Regional de Saúde, passa a ser secretária regional de Abricultura e Ambiente. Ana Sousa fica com a Secretaria Regional de Inclusão Social e Juventude.
Osa outros membros do Governo continuam do actual elenco: Jorge carvalho (Educação e Ciência), Rogério Gouveia (Finanças), Pedro Ramos (Saúde e Protecção Civil), Eduardo Jesus (Turismo e Cultura) e Pedro Fino (Equipamentos e Infraestruturas).
A tomada de posse, que decorre perante o parlamento – esta é a 2ª sessão plenária da nova legislatura – está marcada para as 16h00 e já tem um ponto polémico: o Chega, partido que elegeu quatro deputados, já informou que não estará presente porque “não reconhece” este governo.