Iniciativa Liberal acredita que "vai mudar qualquer coisa para que tudo fique na mesma"
Em causa a tomada de posse do novo executivo regional
A Iniciativa Liberal acredita que "vai mudar qualquer coisa para que tudo fique na mesma". Em causa está a tomada de posse do novo executivo madeirense, que se concretiza esta tarde, afirmando que se trata de "um governo novo, igual ao antigo, com muito de velho pelo meio".
O partido diz desejar que "seja desta vez que se vai aplicar a descida de 30% nos impostos, conforme o permite a Lei das Finanças Regionais; esperamos que o enorme problema das listas de espera se comece a resolver, estabelecendo protocolos com os privados; que acabe de vez o amiguismo, o nepotismo e a cor do cartão partidário nas nomeações governamentais, nomeando-se, com conta peso e medida, os mais capazes; que se avance para um portal da transparência onde todos os actos governentais sejam publicados com rapidez e clareza; que se deixem para trás dogmas socializantes e estatizantes, que impedem o nosso desenvolvimento; que se governe sem chavões e conversa mole, no sentido de potenciar e valorizar os madeirenses; que o estatismo e o assistencialismo deixem de fazer parte da equação; que se acabe com o incutir medo nos que pensam diferente e que se assuma a madeiridade como uma súmula de liberdade; que se governe pelo povo e para o povo"
Além disso, diz ser crucial "avançar para a reforma que o Ensino tanto precisa, soltando-se dos corporativismos em que chafurda; que a Autonomia dê passos no sentido de criar um sistema fiscal próprio de fiscalidade reduzida. Que a Autonomia lute contra a apatia em que se encontra".
Melhorar a autonomia passa por tudo fazer para diminuir o problema que a falta de escala representa; ampliar e melhorar o modo do seu funcionamento; repensar os modelos de participação; e fiscalizar a execução. Iniciativa Liberal