Antraz assustava a Madeira e o mundo há 22 anos
Duas suspeitas da presença de Antraz, um pó branco tóxico, em correspondência deixada em caixas de correio na Madeira gerou o alarme em 2001.
A fobia do bioterrorismo estava a escalar a nível mundial mas, na Madeira, não terão passado de brincadeiras de mau gosto. O primeiro caso aconteceu em Câmara de Lobos. Já o segundo deu-se a 16 de Outubro de 2001, na Rua da Conceição. Um envelope foi deixado na caixa do correio e, embora o nome do destinatário não estivesse correcto, a moradora abriu a correspondência e encontrou pó branco no seu interior.
Os Bombeiros Voluntários Madeirenses e a PSP foram chamados ao local, tendo uma amostra do produto sido recolhida para análise laboratorial.
Os ataques do 11 de Setembro, em Nova Iorque, vieram potenciar o medo de possíveis atentados terroristas. Apesar da segurança ter sido reforçada, a verdade é que muito se falava da possibilidade de ataques com armas químicas ou recurso a produtos tóxicos.
Chávez de visita à Madeira
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, era esperado na Madeira a 19 de Outubro de 2001, com chegada prevista para as 11h30. Antes rumava a Portugal continental, para um encontro com o Presidente da República.
Já na Madeira, teria encontros agendados com o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, bem como com o Presidente do Governo Regional.