FC Porto começa defesa da Taça de Portugal frente ao Vilar de Perdizes
O FC Porto, vencedor das últimas duas edições, inicia a defesa da Taça de Portugal em futebol frente ao Vilar de Perdizes, numa terceira eliminatória que marca a entrada em ação de todas as equipas da I Liga.
Os 'dragões' vão enfrentar o Vilar de Perdizes, atual sexto classificando da série A do Campeonato de Portugal, em partida marcada para o Estádio Municipal de Chaves, na sexta-feira.
O FC Porto venceu as duas últimas edições, batendo na final o Tondela (2021/22) e o Sporting de Braga (2022/23), somando um total de 19 cetros.
No mesmo dia, o Benfica, recordista de títulos (26) mas que não vence desde 2016/17, viaja à casa dos açorianos do Lusitânia, também do quarto escalão do futebol português e que lideram a série C.
Já o Sporting, vencedor da prova em 17 ocasiões, a última em 2018/19, vai jogar sábado frente ao Olivais e Moscavide, do distrital de Lisboa, em partida que será disputada no Estádio José Gomes, na Amadora.
O Olivais e Moscavide é uma das três equipas dos distritais ainda em prova, tal como o Atlético da Malveira (Lisboa), que recebe o Marco 09, do Campeonato de Portugal, e o Santa Maria (Braga), que vai visitar o Penafiel, da II Liga.
Esta fase tem a particularidade de todas as equipas da I Liga iniciarem a sua participação na prova a jogar fora, apesar de alguns dos adversários recorreram a campos neutros para a realização das partidas.
A terceira eliminatória vai arrancar na quinta-feira, com o Sporting de Braga, finalista vencido na última edição, a enfrentar o Rebordosa, do Campeonato de Portugal, e encerra na noite de domingo, com o Boavista, quarto do ranking da prova, com cinco títulos, a visitar a Oliveirense, da II Liga.
Além dos 'axadrezados', também encontram clubes do segundo escalão o Farense, que viaja a casa do Länk Vilaverdense, o Rio Ave, face ao Torreense, e o Gil Vicente, de visita ao histórico Belenenses.
A terceira eliminatória conta com os 18 clubes da I Liga, 15 da II Liga, oito da Liga 3, 20 do Campeonato de Portugal e três dos distritais.