DNOTICIAS.PT
Boa Noite

Minoritário é que era

Era mesmo necessário que o governo regional que amanhã toma posse resultasse de acordo tripartido?

Boa noite!

No início de mais uma semana da era ‘gold’, partilhamos três números e uma fotografia.

14

Toma amanhã posse o 14.º governo regional, o 3.º liderado por Miguel Albuquerque e o 1.º assente num acordo tripartido que junta PSD, CDS e PAN. Haveria necessidade? O tempo o dirá, mas com base naquilo que temos visto desde 24 de Setembro, era possível governar a Madeira sem maioria. E de forma estável. Alguém acredita que os novos beneficiários do jackpot parlamentar arriscariam derrubar o governo e ir a eleições que podiam comprometer as benesses agora alcançadas? Nos últimos 20 anos os madeirenses já demonstraram que não votam da mesma forma duas vezes seguidas, mesmo que possam ter dado vitórias aos do costume.

3.628

Os brancos e nulos, depositados nas urnas por 2,68% dos eleitores que foram votar nas últimas Regionais, garantiam um deputado aos que não se revêm nos 13 partidos e coligações em confronto, não alinham parcialmente no sistema ou, mais do que tolerar qualquer uma das propostas apresentadas, entendem que  votar é também um momento literário. Um número a merecer reflexão, se é que os partidos querem emendar a mão e agir em conformidade.

100,81

O rendimento médio por quarto disponível na Madeira ultrapassou, pela primeira vez na sua história, os 100 euros. O feito foi alcançado em Agosto último e representa um acréscimo de 70,6% face ao mesmo mês de 2019. Os recordes consecutivos no destino, com méritos repartidos, até podem ser entendidos num quadro de normalidade tácita, mas quase que aposto que qualquer oscilação em sentido contrário vai dar que falar e com alvos bem definidos.

No dia em que Cristiano Ronaldo bisou pela segunda vez consecutiva na fase de apuramento para o Euro2024, há madeirenses de quinas ao peito a brilhar no Europeu de SUP que decorre em Peniche. Tomás Lacerda é campeão, Joana Andrade ‘vice’ e João Olim foi ao pódio. Não é só no futebol que o talento insular anda à solta.