Ícone da navegação britânica St. Helena em estreia na Madeira
O navio misto de carga e passageiros, St. Helena, anteriormente designado também RMS (Royal Mail Ship) St. Helena, atracou hoje no Cais Sul do porto do Caniçal. Uma estreia deste clássico britânico de 1989 na Região.
De acordo com a informação divulgada pelo Clube de Entusiastas de Navios, o St. Helena atracou, esta segunda-feira, pelas 09h15, com proveniência de Algeciras, na Espanha.
O navio já havia protagonizado, no sábado, um "belo momento" ao largo da Madeira, em que após a saída do super-iate de luxo Scenic Eclipse, efectuou navegação paralela na linha das 6 milhas.
No domingo, o St. Helena inverteu rumo voltando atrás e solicitou atraque no porto do Caniçal, onde se encontra agora atracado, devido a questões técnicas. O navio deverá depois rumar diretamente ao seu destino, o Canal do Panamá.
Actualmente, o St. Helena é detido pela Extreme, que o utiliza maioritariamente como navio de transporte de carga logística para eventos internacionais.
Outra particularidade em relação a este navio, é que a companhia possui um plano tornar a sua propulsão eléctrica, o que explica do slogan no casco: "Não é eléctrico... ainda!".
Durante décadas, o St. Helena, enquanto operado pelo governo britânico foi praticamente a única ligação das Ilhas Ascensão ao mundo, sendo este um dos últimos verdadeiros navios com a designação de RMS (Royal Mail Ship) - pois o mesmo transportava, entre carga e mantimentos para aquele arquipélago, correio que partia desde, por exemplo, o porto da Cidade do Cabo, na África do Sul.