Pedro Fino garante meios para restabelecer normalidade "o mais breve possível"
Casas nos concelhos mais afectados pelo incêndios já têm luz
O secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas reuniu-se, hoje, com os presidentes de câmara do Porto Moniz e Calheta
Os serviços da Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas (SREI), bem como a Empresa de Electricidade da Madeira (EEM) vão proceder, durante esta semana, à avaliação dos danos provocações pelos incêndios. Nomeadamente, no que diz respeito à Habitação, a Câmara Municipal da Calheta, em conjunto com a IHM-Investimentos Habitacionais da Madeira, "está a avaliar os estragos para que depois possam intervir", pese embora não tenha havido dados permanentes.
A garantia foi deixada pelo secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, que reuniu, esta tarde, com os presidentes da Câmara Municipal do Porto Moniz, Emanuel Câmara, e da Calheta, Carlos Teles, para fazerem um ponto de situação quanto aos danos provocados pelos incêndios naqueles concelhos.
De resto e, conforme havia avançado o DIÁRIO, 45 pessoas estão a intervir na desobstrução das Estradas Regionais.
Rocheiros já colaboram na limpeza das estradas regionais afectadas pelos incêndios
No terreno estão 45 trabalhadores da Direção Regional de Estradas, incluindo seis rocheiros
Elementos da Direcção Regional de Estradas estão a actuar na limpeza dos taludes, sendo que vários equipamentos foram mobilizados. A equipa dos rocheiros (6 trabalhadores) está no terreno devido à existência de taludes instáveis.
"Os mesmos serão avaliados nos próximos dias e haverá intervenções, se necessário", adianta a tutela e deixa um pedido:
Apela-se à população à não permanência por baixo dos taludes escarpados fortemente fustigados pelos incêndios
No que se refere à EEM, a Levada da Ribeira da Janela, que abastece a Central Hidroeléctrica gerida pela EEM e que também garante o abastecimento à vila do Porto Moniz e à zona dos Lamaceiros, a tutuela dá conta que a mesma está obstruída, encontrando-se no terreno uma equipa de 20 pessoas da EEM a proceder à limpeza.
Para realizar a substituição dos cabos de média e de baixa tensão afectados pelos incêndios, bem como recolocar os postes de electricidade, a EEM conta com uma equipa de 65 pessoas, sendo que todas as casas já têm energia, em ambos os concelhos mais afectados pelos incêndios.