DNOTICIAS.PT
Madeira

Albuquerque quer a faixa corta-fogo transformada em Parque Ecológico

Presidente do Governo considera a melhor opção para manter o ‘tampão’ à cidade

None

Além de ter hoje admitido expandir as áreas de pastoreio ordenado nas serras como forma de mitigar os riscos de incêndio, o presidente do Governo Regional anunciou o desejo de transformar em ‘parque ecológico’ a faixa corta-fogo nas serras do Funchal.

“Agora quero ver se consigo converter a zona da faixa corta-fogo num novo Parque Ecológico para a cidade”, disse Miguel Albuquerque. “A ideia será converter aquela zona com passeios, com zonas bonitas de piquenique, para as pessoas usufruírem e ter também uma zona vedada com gado ordenado, como deve ser, e bem tratado”. Entende que rentabilizar os cerca de 340 hectares de faixa corta-fogo na zona do Caminho dos Pretos em espaço de lazer também vocacionado para promover acções de educação ambiental, é ajudar a preservar sem custos acrescidos a função da faixa criada numa “zona muito perigosa do ponto de vista dos incêndios”, lembrou.

Considera ser esta a melhor forma para manter as referidas áreas preservadas, ao sublinhar que “é importante perceber que não há recursos humanos nem financeiros para limpar todas as áreas”.

Uma ideia que quer “avançar já neste mandato (2023/2027” e que é já um novo desafio colocado a Rafaela Fernandes, a nova secretária regional que irá tutelar o Ambiente.