'Sacro Belcanto' tocado no Porto da Cruz ruma agora à Igreja de Santa Luzia
A Igreja de Santa Luzia acolhe, amanhã, às 21h30, mais um concerto no âmbito do 12.º Festival Internacional de Órgão da Madeira, evento promovido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura através da Direção Regional da Cultura. 'Sacro Belcanto' foi tocado este domingo, na Igreja de Nossa Senhora da Guadalupe, no Porto da Cruz, e segue agora para o Funchal.
O concerto inclui temas de Vincenzo Bellini, Gaetano Donizetti, Giovanni Morandi, Gioacchino Rossini e Davide da Bergamo(1791-1863), com o organista Marco Brescia e a soprano Rosana Orsini Brescia.
"Recorde-se que a música italiana dominou o gosto musical europeu durante todo o século XVIII e parte do século XIX, influenciando toda a produção musical (incluindo a música sacra), especialmente nos países latinos. Compositores como Rossini, Donizetti ou Bellini escreveram igualmente (e com a mesma linguagem) para o teatro ou a igreja. A soprano Rosana Orsini e o organista Marco Brescia apresentam um programa de música sacra desse período, revelando essa surpreendente ligação entre a ópera e a música litúrgica", refere nota da organização.
O 12.º Festival Internacional de Órgão da Madeira começou no passado dia 13 de Outubro e vai decorrer até ao próximo dia 22. Os concertos, todos com entrada gratuita, vão ter lugar nos concelhos do Funchal e Machico, nomeadamente na Igreja de São João Evangelista (Colégio), Sé, Igreja do Recolhimento do Bom Jesus, Igreja de Santa Luzia, Convento de Santa Clara e Igreja de São Martinho no Funchal, Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Machico)e Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe (Porto da Cruz).