Reabertos percursos pedestres dos concelhos afectados pelos incêndios
Trilhos na Calheta, Porto Moniz e Câmara de Lobos já reabriram
Já se encontram reabertos a maioria dos percursos pedestres classificados dos concelhos da Calheta e do Porto Moniz.
A informação veiculada pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza dá conta de que apenas se mantêm encerrados os Caminho Real do Paul do Mar (PR 19), nos Prazeres, e a Levada do Moinho (PR 7), entre as freguesias do Porto Moniz e das Achadas da Cruz. Estes dois trilhos foram severamente afectados pelos incêndios dos últimos dias.
Abertos já estão, assim, os percursos na zona do Rabaçal e, também, no Fanal, nomeadamente, Levada das 25 Fontes (PR 6), Levada do Risco (PR 6.1), Levada do Alecrim (PR 6.2), Vereda da Lagoa do Vento (PR 6.3), Vereda do Fanal (PR 13) e Levada dos Cedros (PR 14).
Reaberto já foi, também, o percurso classificado do Caminho Real da Encumeada (PR 1.3), nos concelhos de Câmara de Lobos e da Ribeira Brava.
A par destes, há trilhos que não sendo classificados e marcados são muito procurados por turistas e locais e que se mantêm encerrados, alguns deles afectados pelas chamas dos últimos dias. É o caso da Levada da Ribeira da Janela e Vereda do Galhano ou da Levada do Brasileiro, no concelho do Porto Moniz.
Na Calheta, não é recomendada a circulação na Levada Nova, sobretudo nas freguesias dos Prazeres e Achadas da Cruz; no trilho na zona da Capela da Boa Morte, na Ponta do Pargo; nas veredas de acesso ao calhau do Pesqueiro; na Vereda entre os Prazeres e a Maloeira, abaixo do hotel Jardim Atlântico; entre outros trilhos que são muito procurados para caminhadas alternativas.