Dois secretários despedem-se com iniciativas no seu último dia no Governo Regional
Conheça a agenda de eventos neste Dia Mundial da Alimentação, Dia Mundial da Coluna, Dia Mundial do Pão e Dia Mundial da Anestesiologia
Susana Prada e Humberto Vasconcelos integram o Governo Regional há 3.102 dias e hoje dão por terminado esse percurso no executivo madeirense. Amanhã toma posse a nova equipa governamental, da qual já não fazem parte, mas nem por isso não deixam de ter iniciativas de agenda oficial.
O ainda secretário regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural participa, entre as 10h30 e as 12h30, num seminário que assinala o Dia Mundial da Alimentação. A acção tem lugar na Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente. A iniciativa é organizada pela Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural e nela serão divulgados três projectos que estão a ser desenvolvidos nesta área, designadamente ‘Educação Alimentar’ ‘Estratégia Regional da Alimentação Saudável e Segura’ e ‘Semear Saúde Colher Sorrisos’.
Já a secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas estará na apresentação do Relatório da Regionalização dos Cenários Climáticos para a Região, que marca a primeira fase da revisão da Estratégia CLIMA Madeira. Será a partir das 11h00, na Universidade da Madeira, no auditório do Colégio dos Jesuítas.
Serão, com certeza, oportunidades para os dois secretários regionais fazerem um balanço de quase 9 anos no executivo.
Amanhã, pelas 16h00, na Assembleia Legislativa da Madeira, toma posse o novo Governo Regional.
OUTRAS INICIATIVAS DESTA SEGUNDA-FEIRA:
11h00- O presidente do Governo, Miguel Albuquerque, visita a empresa ‘Arango Estruturas Moldes e Montagem Lda.’, na Zona Franca e Industrial da Madeira, no Caniçal
14h00- Iniciativa Outubro Rosa, Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro entrega material ao Hospital Dr. Nélio Mendonça, a decorrer no 8.º piso da unidade hospitalar
15h00- Sessão de abertura “Semear Funchal” na Semana da Alimentação, com a presença de Miguel Albuquerque, Pedro Calado e Rubina Leal, no Largo da Restauração
16h00- O representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, recebe em audiência, no Palácio de São Lourenço, os embaixadores da República das Filipinas, Indonésia e Tailândia em Portugal.
17h00- Sessão solene dos 50 anos da Casa do Povo de Câmara de Lobos, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos, com presença de Miguel Albuquerque
18h30 - Debate sobre ‘Cancro da Mama e Alimentação’, promovido pelo Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, na Assembleia da Câmara Municipal do Funchal.
EFEMÉRIDES DESTE 16 DE OUTUBRO:
1311 - A extinção da Ordem dos Templários dá origem à portuguesa Ordem de Cristo.
1544 - O cientista Pedro Nunes inaugura a cadeira de Matemática na Universidade de Coimbra.
1769 - Sebastião José de Carvalho e Melo é feito Marquês de Pombal.
1793 - A rainha francesa Maria Antonieta é decapitada. Tinha 37 anos.
1854 - Nasce o escritor inglês de origem irlandesa Oscar Wilde, autor, entre outros, de "O Retrato de Dorian Gray" e "A Balada do Cárcere de Reading".
1890 - Nasce o líder irlandês Michael Collins, cofundador do IRA e signatário do tratado que estabelece a independência da República da Irlanda.
1907 - Marconi inaugura o serviço rádio-telegráfico regular entre a Europa e a América.
1916 - É aberta a primeira clínica de apoio ao controlo da gravidez, por Margaret Stranger, em Nova Iorque.
1919 -- Aterra na pista da Amadora, em Lisboa, um avião Breguet XIV, levando a bordo os aviadores militares António Maya e Lello Portela, no termo do primeiro voo Paris - Lisboa, com escala em Bordéus e nos arredores de Madrid. O voo tem a duração de oito horas e vinte e sete minutos, percorrendo 1248 quilómetros.
1921 - Sai "O Comunista", o primeiro jornal do Partido Comunista Português.
1925 - É firmado o Tratado de Locarno entre a França e a Alemanha, que estabelece as fronteiras resultantes da Grande Guerra de 1914-1918.
1927 - Nasce o escritor alemão Günter Grass, autor de "O Tambor", Prémio Nobel da Literatura em 1999.
1939 - II Guerra Mundial. São expulsas as populações não germânicas dos territórios polacos anexados pela Alemanha de Hitler.
1940 - II Guerra Mundial. Os EUA proíbem o envio de aço e ferro para o Japão.
1945 - É fundada a FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, na cidade de Quebec, Canadá.
1962 - Começa a crise dos mísseis entre os EUA e a URSS. Fotografias aéreas confirmam a existência de uma base de lançamento em Cuba.
1964 - A China testa a sua primeira bomba atómica.
1973 - A Assembleia Geral da ONU reconhece o PAIGC como representante legítimo do povo da Guiné-Bissau e condena a ocupação de Portugal.
- O Prémio Nobel da Paz é atribuído ao secretário de Estado da Administração Nixon, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho, que o recusa.
1978 - Karol Wojtyla, cardeal polaco e arcebispo de Cracóvia, é eleito Papa, com o nome de João Paulo II. É o primeiro papa polaco e o primeiro não italiano desde 1522.
1982 - Morre, com 40 anos, Adriano Correia de Oliveira, músico e cantor, um dos mais importantes e decisivos intérpretes do fado de Coimbra e do chamado movimento "baladeiro", na resistência à ditadura.
- Os EUA ameaçam suspender os pagamentos às Nações Unidas e retirar-se da respetiva Assembleia Geral se for votada a expulsão de Israel.
1985 - Os restos mortais do escritor Fernando Pessoa são trasladados para os claustros do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
1986 - O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao nigeriano Wole Soyinka, autor de "Os Intérpretes".
1992 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído à guatemalteca Rigoberta Menchu Tum, 33 anos, pelo seu trabalho na defesa dos povos nativos da Guatemala.
1995 - Realiza-se a "marcha de um milhão de homens", em Washington, a maior manifestação negra nos EUA, convocada pelo pelo lider da "Nação do Islão", Louis Farrakhan
1996 - O senado australiano aprova por unanimidade a moção a favor da autodeterminação de Timor-Leste.
1998 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído aos irlandeses David Trimble e John Hume, lideres dos Partidos Trabalhista e Unionista da Irlanda do Norte, protagonistas do processo de paz.
- O antigo Presidente do Chile, Augusto Pinochet, é detido pela polícia britânica, na sequência do pedido de extradição emitido pelo juiz Baltazar Garzón, pela morte de cidadãos espanhóis durante a ditadura chilena.
- É inaugurado o Parque das Nações, em Lisboa.
2000 - O BCP incorpora o Banco Mello e o Banco Pinto & Sotto Mayor
2002 - É inaugurada a nova biblioteca de Alexandria, no Egipto.2003
- O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprova o projeto de resolução dos EUA sobre o Iraque, que autoriza o estacionamento de uma força multinacional sob comando norte-americano.
2004 - Estreia oficial do futebolista Messi no FC Barcelona.
2008 - A proposta de lei do governo das garantias de 20 mil milhões de euros às operações de financiamento de bancos é aprovada na Assembleia da República com os votos do PS, PSD e CDS-PP, os votos contra do PCP, Bloco de Esquerda e PEV, e a abstenção de Manuel Alegre.
2012 -- Cristiano Ronaldo torna-se o mais jovem futebolista de sempre a atingir as 100 internacionalizações "AA", com 27 anos, oito meses e 22 dias, num jogo com a Irlanda do Norte, no estádio do Dragão.
2015 - José Sócrates, 58 anos, em prisão preventiva desde 25 de novembro de 2014, é colocado em prisão domiciliária. O primeiro chefe do Governo a ser detido preventivamente em Portugal, indiciado por corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais, esteve em prisão preventiva 288 dias e em prisão domiciliária durante 42 dias.
- O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anuncia que a União Europeia chegou a acordo com a Turquia sobre um plano de ação comum para as migrações. Os chefes de Estado ou de Governo da UE e da Turquia concordam em pôr fim à migração irregular da Turquia para a UE e em contrapartida, Bruxelas compromete-se a acelerar as negociações sobre os vistos para cidadãos turcos.
2016 - O PS conquista nova maioria absoluta nas eleições regionais dos Açores, ao conseguir eleger 30 deputados do total de 57 parlamentares da Assembleia Legislativa Regional.
2020 - Portugal regista 2.608 novos casos de infeção com o novo coronavirus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia de covid-19, e 21 mortos.
A Assembleia da República aprova alterações ao regime da contratação pública, fixando em 750 mil euros o limite máximo para haver dispensa de concurso em contratos financiados por fundos europeus.
2022 - Morre, aos 81 anos, o espanhol Cláudio Biern Boyd, guionista, animador, realizador e empresário espanhol, criador de séries de animação como "Dartacão e os três moscãoteiros".
PENSAMENTO DO DIA:
Quando Deus nos quer punir, ouve as nossas preces Oscar Wilde (1854 - 1900), escritor inglês de origem irlandesa