Causas para haver autocombustão
Há três fatores para que haja autocombustão, na floresta, sem que ninguém pegue fogo.
São os três trinta: Temperatura acima de 30°; Estado Hidrométrico da atmosfera abaixo de 30%, e o Vento acima de 30 nós.
É necessário alertar as pessoas, que vivem nas zonas com muita vegetação, que sejam pelas próprias a limparem as suas propriedades; ou informarem os responsáveis proprietários dos seus terrenos; ou os governantes responsáveis da localidade.
Há os pirómanos; que são doentes mentais, que têm o prazer de ver o fogo em chama, ateando lume à floresta ou outro meio combustível.
Mas, também, há pessoas que são pagas para fazerem esses serviços, de pegar fogo por vingança.
Em agosto de 2010, houve o vandalismo de pegarem fogo no Parque Ecológico do Funchal, propriedade da Câmara Municipal do Funchal; e, também, à propriedade da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal, propriedade que foi adquirida ao
Dr. Rui Silva; situada no Cabeço da Lenha, freguesia de São Roque do Faial, Santana, onde havia o Cabana do Dr. Rui Silva, que foi arborizada por voluntários/as e pelos sócios e socias da Associação.
Mas, os desalmados, acharam por bem incendiar a cabana e toda a propriedade foi ardida com centenas de milhares de plantas, que tinham sido plantadas voluntariamente.
Presentemente, a propriedade que pertence à Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal, tem um painel, com letras em destaque, o seguinte: RENASCER DAS CINZAS.
José Fagundes