Helicóptero efectuou 306 descargas de água nos incêndios da última semana na Madeira
O helicóptero ao serviço da protecção civil efectuou 306 descargas de água nos vários focos de incêndios registados na Madeira desde a passada segunda-feira. A informação foi avançada no balanço informativo que o Serviço Regional de Protecção Civil efectuou ao final da tarde deste domingo.
"O meio aéreo e respectiva brigada helitransportada também estiveram no terreno a realizar descargas estratégicas em pontos fulcrais de atuação, tendo efectuado, desde o dia 9 de Outubro, 306 descargas", lê-se na nota de imprensa divulgada pelo mencionado organismo público.
O Serviço Regional de Protecção Civil confirmou que neste momento todos os focos de incêndio encontram-se em fase de rescaldo e vigilância activa, nos concelhos da Calheta, Ribeira Brava, Câmara de Lobos e Porto Moniz. Estão empenhados 65 bombeiros de todas as corporações, contando com o apoio de mais 45 profissionais do IFCN, GNR, PSP e Forças Armadas, auxiliados por 14 veículos de combate a incêndios e 20 viaturas de apoio e logística. Até às 18h00 de hoje, foram assistidas 79 pessoas nos diversos centros de saúde e no Hospital Dr. Nélio Mendonça, devido à inalação de fumos.
Todos os estabelecimentos de ensino e centros de saúde anteriormente encerrados, retomam a sua normalidade no dia de amanhã.
A próxima conferência de imprensa de balanço da situação dos incêndios está agendada para amanhã, às 19h00, nas instalações do Serviço Regional de Protecção Civil.