Turista estrangeiro vê fogo no Galhano a consumir a Laurissilva e faz apelo
Um turista estrangeiro de visita à Madeira enviou uma mensagem ao DIÁRIO que mostra a gravidade do fogo que lavra na zona do Galhano, nas serras do Porto Moniz, embrenhado em plena floresta Laurissilva que está a sofrer danos irreparáveis.
"Como sabem, ocorreu um incêndio devastador na floresta Laurissilva acima da Ribeira da Janela. O local protegido pela UNESCO é de excepcional importância ecológica. Embora as autoridades tenham sido rápidas a mobilizar bombeiros para proteger as casas próximas, o fogo continua a espalhar-se incessantemente dentro do sítio classificado pela UNESCO, pondo em perigo este tesouro natural inestimável", alerta.
Os vídeos que partilhou, que ilustram "a gravidade da situação na Laurissilva", foram feitos hoje, domingo, 15 de Outubro, por volta das 15h00", garante. "No vídeo, um helicóptero pode ser visto lutando para conter o fogo. Esta ineficiência no combate ao incêndio é alarmante e sublinha a urgência do assunto. O helicóptero parou de operar às 16h00 e deixou o fogo descontrolado", alerta.
O turista, de nome Marc Folcher, implora que seja partilhado este vídeo para "sensibilizar o público e para enfatizar a necessidade de uma ação rápida e eficaz". E termina: "É fundamental que o público esteja informado e compreenda a necessidade de serem tomadas medidas mais decisivas para preservar este ecossistema único e insubstituível."
De acordo com imagens dos vídeos e a notícia que demos pouco depois das 14h30, a extensão e gravidade do fogo parecem bem superiores ao da foto da notícia.
Helicóptero da Protecção Civil accionado para foco de incêndio no Galhano
Este é o único foco de incêndio activo
Mais Casos
A carregar...
Não existe mais conteúdo
Carregar mais notícias
Erro ao carregar mais conteúdo