'Órgão e Surpresas' na Igreja e Recolhimento do Bom Jesus
Festival Internacional de Órgão da Madeira regressa, amanhã, ao Funchal para um concerto com a organista francesa Loriane Llorca
Nesta segunda-feira, dia 16 de Outubro, o programa 12.º Festival Internacional de Órgão da Madeira, evento promovido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura através da Direcção Regional da Cultura, decorre na Igreja e Recolhimento do Bom Jesus. A partir das 21h30, a organista francesa Loriane Llorca promete 'Órgão e Surpresas' para esta atuação.
“O órgão do Convento do Bom Jesus – um dos exemplares da organaria portuguesa do século XVIII de mais reduzidas dimensões – serve, neste concerto, de veículo para um programa extremamente variado. Loriane Lorca apresenta um concerto pleno de surpresas, com um repertório que se estende desde as mais antigas composições conhecidas para tecla (tais como as que se encontram no Codex Faenza, de meados do século XV), até às suas próprias improvisações”, refere o programa do evento sobre este concerto.
Já a organista adiante que “em torno de obras emblemáticas das escolas holandesa e italiana, do final do Renascimento e início do século XVII, este programa está repleto de surpresas musicais, como as primeiras peças extraídas do Codex Faenza, um manuscrito italiano do início do século XV, reunindo obras da sua época, mas também do século anterior”.
Lloriane Llorca diz ainda que “outras surpresas improvisadas darão um toque mais contemporâneo a este programa de música antiga".
Texturas e pinturas sonoras convidam-se em torno da música escrita e construída, para uma viagem musical repleta de novidades. Os órgãos mecânicos antigos podem ser tocados da maneira tradicional, como será ouvido em peças escritas, mas estes instrumentos possuem uma riqueza insuspeitada de timbres e técnicas para a criação contemporânea. O temperamento e a mecânica desses órgãos permitem que a criação tome novos rumos e brinque com as ondas sonoras de uma forma completamente diferente Loriane Lorca
Llorca, que actualmente desenvolve um projecto em torno do órgão medieval portátil, é uma organista premiada e tem vindo a dar numerosos concertos como solista e em diversas formações em França e no estrangeiro, sendo também regularmente convidada pela Orquestra de Paris e pela Philarmonie de Paris para projectos com órgão.
Recorde-se que o 12.º Festival Internacional de Órgão da Madeira decorre até ao próximo dia 22 de Outubro. Os concertos, todos com entrada gratuita, vão ter lugar nos concelhos do Funchal e Machico, nomeadamente: na Igreja de São João Evangelista (Colégio), Sé, Igreja do Recolhimento do Bom Jesus, Igreja de Santa Luzia, Convento de Santa Clara e Igreja de São Martinho no Funchal, Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Machico)e Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe (Porto da Cruz).
O programa do Festival e toda a informação sobre o evento podem ser consultados em:
12.º Edição
Festival de Órgão da Madeira
PROGRAMA DO CONCERTO:
Anónimos (Codex Faenza, c.1420)
¬ Elas mon cuer (I)
¬ Elas mon cuer (II)
¬ Constantia
Anónimos (Manuscrito Susanne Van Soldt, 1599)
¬ Daphné
Loriane Llorca (1993)
¬ Improvisação
Samuel Scheidt (1587-1654)
¬ Bergamasca
¬ Gaillarde englese
Jan Pieterszoon Sweelinck (1562-1621)
¬ Mein junges Leben hat ein End
Loriane Llorca
¬ Improvisação
Girolamo Frescobaldi (1583-1643)
¬ Toccata per l’elevatione
¬ Bergamasca
(Fiori musicali, 1636)
Loriane Llorca
¬ Improvisação
Andrea Gabrieli (1533-1585)
¬ Fantasia allegra